Título: 'PRECISAMOS DE DINHEIRO'
Autor: Martha Beck e Eliane Oliveira
Fonte: O Globo, 24/11/2006, Economia, p. 31

Lula se diz preocupado em destravar Estado

BRASÍLIA. O presidente Lula disse ontem que o desafio agora é encontrar dinheiro para destravar o Estado e setores da economia e para conseguir fazer o Brasil crescer. Lula afirmou que se dedicará, até 31 de dezembro, ao pacote de medidas voltado para o aumento dos investimentos, principalmente em infra-estrutura.

- Tudo o que discutimos para destravar, agora precisamos de dinheiro para executar. Estou preocupado em destravar o Estado brasileiro. Os estados precisam crescer, as cidades precisam crescer, e esse crescimento só será possível se trabalharmos juntos - disse Lula.

Lula citou como exemplos a burocracia na área ambiental e os processos paralisados pelo Tribunal de Contas da União e pelo Ministério Público. Ele defendeu mudanças na legislação do meio ambiente, que tem dificultado a execução de obras:

- Muitas vezes, o país está travado por excesso de abuso de determinadas coisas que acontecem. Então, destravar o país significa mudar leis. Só a Petrobras tem 34 projetos parados no Rio de Janeiro, porque o Instituto do Meio Ambiente de lá teve algum problema.

De acordo com aliados, Lula está com a paciência esgotada diante de tantos entraves para retomar grandes projetos. Ele disse que precisava do apoio do partido para tentar aprovar mudanças no Congresso que facilitem investimentos.

Segundo uma fonte próxima ao presidente, Lula não esconde o descontentamento com as travas que dificultam investimentos na área de saneamento. E ficou estarrecido ao saber que São Paulo não pode tomar um centavo emprestado para investir.

O presidente tem recomendado a ministros que evitem o debate público em torno das medidas. Isso porque ele não quer emitir sinais de que o Brasil desistiu de ter contas públicas equilibradas e controlar a inflação.

- Temos que ter cuidado para não sinalizar que agora vale tudo - disse um ministro. (Cristiane Jungblut, Eliane Oliveira e Maria Lima)