Título: BIBLIOTECA NACIONAL REFORÇA A SUA SEGURANÇA
Autor:
Fonte: O Globo, 25/11/2006, Rio, p. 33

Sistema de controle inaugurado ontem visa a impedir roubos de peças históricas como aconteceu ano passado

O acervo de nove milhões de peças da Biblioteca Nacional está mais seguro. Ontem à tarde foi inaugurado o novo sistema de segurança da instituição, que passará controlar com mais eficiência o fluxo das cercas 15 mil pessoas, entre visitantes e funcionários, que circulam mensalmente nas dependências da biblioteca. O objetivo é evitar casos de furtos, como aconteceu em 2005.

Patrocinado pela Petrobras, que investiu R$1,5 milhão, o novo sistema de segurança passará a controlar uma área de 13 mil metros quadrados, onde estão guardados 800 mil manuscritos, 35 mil mapas e 60 mil títulos raros, entre outras peças que integram o acervo.

Foram instalados em pontos estratégicos 70 câmeras e 150 sensores de movimento, além de central de monitoramento. Também fazem parte do sistema de segurança oito catracas com leitura ótica e um novo modelo de identificação nos crachás de funcionários e visitantes.

Desde que foi fundada, em em 1810, esta é a maior transformação no sistema de segurança da Biblioteca Nacional. Segundo o presidente da instituição, Muniz Sodré, as instalações da biblioteca estavam totalmente inadequadas para garantir a integridade de uma das mais ricas coleções de obras impressas do mundo e a maior da América Latina.

Depois de furtos, segurança tornou-se prioridade

No terceiro trimestre de 2005, centenas de peças de inestimável valor foram roubadas do acervo da biblioteca, levando a atual administração, empossada em 25 de novembro, a eleger a segurança como prioridade em seu programa de ação.

¿ A Biblioteca Nacional passa a ter um dos mais modernos sistemas de vigilância patrimonial, com capacidade multiplicadora para o atendimento de futuras expansões ou modificações, sem qualquer tipo de constrangimento para o público interno e para os visitantes ¿ afirma Muniz Sodré.

Depois de aprovar o projeto do novo sistema, a Petrobras, em parceria com a Associação de Apoio ao Museu da República, decidiu patrocinar o empreendimento.