Título: SEGURANÇA SÓ COM ABSTINÊNCIA
Autor: D Eugenio Sales
Fonte: O Globo, 25/11/2006, Opinião, p. 7

O cardeal Xavier Lozano Barragan, em seu discurso, na reunião de alto nível das Nações Unidas sobre o tema HIV/Sida, a 2 de junho deste ano, foi portador das saudações do Santo Padre Bento XVI a todos os que estão comprometidos na luta contra essa enfermidade. Declarou que o Papa ¿sente uma grande preocupação pelo aumento da pandemia e garante a continuidade e o incremento do trabalho que a Igreja Católica realiza para impedir essa desgraça¿. Desde o início da epidemia, a Igreja Católica a combateu em nível médico, social e espiritual. O trabalho se encontra no âmbito da capacitação de profissionais da saúde, prevenção, assistência e acompanhamento, quer dos enfermos quer dos seus familiares. A Cáritas Internacional trabalha em 102 países. Segundo as respostas ao inquérito realizado pela Santa Sé, resultam ações contra a pandemia em 62 nações: 28 na África, 9 na América, 6 na Ásia, 16 na Europa e 3 na Oceania. O Papa João Paulo II criou a fundação ¿O Bom Samaritano¿, para dar assistência aos enfermos mais desprotegidos e, agora, sobretudo às vítimas do HIV/Sida. Até esta data, facilitou anti-retrovirais a 18 países: 13 na África, 3 na Oceania e 2 na Ásia.

A 1º de dezembro, ocorre o Dia Mundial contra HIV/Sida, promovido pela Unaids, organismo da ONU responsável pela luta contra a Aids. A palavra de ordem é: ¿Detenhamos a Sida. Mantenhamos a promessa.¿ É uma interpelação feita a cada um de nós. De modo especial aos promotores de uma falsa informação sobre a eficácia das camisinhas, como propiciadora de ¿sexo seguro¿. Muitos do que acreditaram pagaram com a vida o engano a que foram induzidos.

Em sua mensagem por ocasião do Dia Mundial da Aids no ano de 2005, o cardeal Xavier Barragan divulgou dados inquietantes: ¿A situação epidemiológica do HIV/Sida continua a despertar grandes preocupações; calcula-se que, em 2005, 40,3 milhões de pessoas estavam infectadas com o HIV, das quais 2,3 milhões com menos de 15 anos de idade. Continua a aumentar, ano após ano, o número de pessoas contagiadas (...). O HIV/Sida continua a semear a morte em todos os países do mundo. A via de contágio pela transmissão sexual permanece a mais difundida.¿ Ela é grandemente favorecida por uma espécie de cultura pansexual que desvaloriza a sexualidade, reduzindo-a a um mero prazer sem ulterior significado. No entanto, ela deve ser entendida como expressão da personalidade humana no matrimônio monogâmico e indissolúvel. Por conseguinte, a prevenção segura nesse campo é intensificar a solidez da família.

Mesmo contestada, a Igreja Católica continua a dar sua contribuição, quer à prevenção quer à assistência adoentes de HIV/Sida e às suas famílias em nível médico-assistencial, social, espiritual e pastoral. No mundo, 26,7% dos centros para o tratamento do HIV/Sida são católicos.

O que faz a Igreja no Rio de Janeiro sobre esse assunto? Transcrevo parcialmente um relatório datado de 18 de novembro de 2006: ¿O Ambulatório da Providência foi criado no dia 1º de dezembro de 1989, Dia Mundial de Luta contra a Aids Desde a sua inauguração, foram atendidas cerca de 23 mil pessoas.¿

O trabalho do Ambulatório é voltado para a parcela mais carente e excluída da sociedade, como, por exemplo, a população de rua e mulheres que vivem da prostituição. Os pacientes recebem assistência médica, odontológica, psicológica, social e os remédios necessários, pois não têm meios para comprá-los. Muitas vezes também roupas, artigos para higiene pessoal e alimentos não-perecíveis.

Quando o caso é muito grave e o paciente tem Aids, necessitando de um acompanhamento maior, fica hospedado na Casa de Apoio Santo Antônio, mantida pelo Ambulatório. Esta Casa foi inaugurada pela Arquidiocese em 1994, para acolher infectados pelo HIV que não têm moradia.

O Ambulatório realiza, há quase 20 anos, um trabalho que foi pioneiro, na cidade e no país, de assistência a pacientes portadores do vírus HIV. Há uma outra casa de acolhimento, em Realengo, para mulheres, aos cuidados das Missionárias da Caridade (Santa Teresa de Calcutá). Foi fundada em 8 de setembro de 1993 e, até hoje, já acolheu 236 aidéticas.

Notícia de grande importância foi o reconhecimento pela Unicef de que o único método eficaz contra a HIV/Sida, uma vez constatada a infecção, é a abstinência sexual, pois os preservativos às vezes se rompem, e não são um método 100% seguro. Apresentá-la, assim, é induzir a um erro que pode ser fatal. Peçamos a Deus que ilumine a inteligência dos homens na busca da cura e prevenção desse mal.

D. EUGENIO SALES é cardeal-arcebispo emérito da Arquidiocese do Rio.

A Unicef admite que, contra o HIV, o método mais seguro é a abstinência sexual