Título: AÉCIO A LULA: `SÓ QUEM NÃO GOSTA DA DEMOCRACIA É QUE REJEITA A OPOSIÇÃO¿
Autor: Adauri Antunes Barbosa, Germano Oliveira
Fonte: O Globo, 25/11/2006, O País, p. 8

Tucano critica pedido feito pelo presidente em reunião com governadores

BELO HORIZONTE. O governador reeleito de Minas, Aécio Neves (PSDB), criticou ontem a declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pedindo aos adversários que só façam oposição em 2010. Para Aécio, só quem não gosta de democracia é que rejeita a oposição. O governador disse que a oposição é fiscalizadora e fundamental no regime democrático. Ele afirmou que o PSDB não agirá como o PT no governo Fernando Henrique e pensará primeiro no Brasil.

¿ Só quem não gosta da democracia é que rejeita a oposição. A oposição é a essência fundamental da democracia. A oposição tem de ser fiscalizadora. Eu quero viver muitos anos ainda sem estar num país onde não exista oposição, porque aí estarei vivendo em um país onde não existe democracia. E a luta pela democracia é de todos nós ¿ afirmou Aécio. ¿ Não acredito que essa tenha a sido a intenção do presidente da República, porque é algo desprovido, a meu ver, de qualquer sentido. Agora, a nossa oposição não vai revolver o passado, lembrando aquela oposição que virava as costas para o país.

Itamar Franco reage a pedido de Lula com ironia

O ex-presidente Itamar Franco também reagiu, mas com ironia, à declaração do presidente. Itamar questionou se a intenção de Lula era implantar um novo regime democrático ou valer-se de um ato adicional para instituir um ¿unitarismo¿.

O ex-presidente lembrou a frase do político baiano Otávio Mangabeira, que dizia que a democracia brasileira é uma planta tenra que tem que ser regada todos os dias. Citou ainda discurso do ex-senador Jarbas Passarinho, em que disse que poucos preferem a liberdade.

¿ O presidente tem se mostrado um político singular. Oposição só em 2010? Por que ele foi impelido a tentar essa prática? Pretenderia ele implantar outro regime de governo, outro estado, um modelo contrário à nossa realidade? Será que através de um ato adicional venha o presidente nos brindar com sua vasta experiência? ¿ ironizou Itamar, que aproveitou para reivindicar que Lula também dê algumas terras do norte a Minas, para que o estado tenha mar, acabando com uma das frustrações dos mineiros.

Itamar evitou comentar a proposta apresentada pelo presidente Lula de criar um conselho de ex-presidentes da República, no qual ele teria que dividir o espaço com o ex-presidente Fernando Collor de Melo, de quem foi vice-presidente, e com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.