Título: DEPUTADO QUER INVESTIGAÇÃO SOBRE JUVENIL
Autor: Adauri Antunes Barbosa, Germano Oliveira
Fonte: O Globo, 25/11/2006, O País, p. 8

Arcebispo nega ter apoiado a eleição do deputado petista

BRASÍLIA e BELO HORIZONTE. Um dos sub-relatores da CPI dos Sanguessugas, o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) vai pedir à Polícia Federal que abra uma nova frente de investigação sobre a origem dos dólares usados por petistas para tentar comprar um dossiê contra tucanos. A prisão do deputado petista eleito Juvenil Alves (MG) e o suposto envolvimento dele com lavagem de dinheiro e transações de dólares, na opinião de Gabeira, são elementos suficientes para investigar uma ligação com os dólares usados por petistas.

¿ Com a prisão, pela primeira vez vislumbrou-se de onde vieram os dólares. Vou sugerir que o delegado de Cuiabá procure trocar informações com o delegado que analisa a Operação Castelhana que prendeu o Juvenil, para ver se pode nos ajudar ¿ disse.

O deputado disse que a CPI terá que avaliar o papel da líder do PT, senadora Ideli Salvatti (SC) na CPI. Para Gabeira, Ideli foi desleal porque já teria conversado com o ex-secretário do Trabalho Osvaldo Bargas, em 4 de setembro, sobre o dossiê e deixou que ele dissesse à comissão que desconhecia o dossiê.

Ideli disse que na reunião com Bargas não tratou de dossiê:

¿ Se vamos falar de suspeição, é bom lembrar que o Gabeira foi a Cuiabá buscar os documentos que interessavam à CPI e escolheu apenas alguns.

Arquidiocese de Belo Horizonte divulga nota

O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor de Oliveira Azevedo, não gostou de ter seu nome envolvido com a campanha eleitoral de Juvenil. A Arquidiocese de Belo Horizonte divulgou nota dizendo não ter apoiado qualquer candidato. Na eleição, a arquidiocese divulgou cartilha, seguindo recomendação da CNBB, orientando os fiéis a votaram em políticos éticos e honestos.