Título: GARCIA TENTA UNIR PT PARA ENCONTRO COM LULA
Autor: Adauri Antunes Barbosa, Germano Oliveira
Fonte: O Globo, 25/11/2006, O País, p. 8

Presidente do partido deve apresentar documento de consenso sobre propostas petistas para o segundo mandato

Plinio Teodoro

SÃO PAULO. O presidente nacional do PT, Marco Aurélio Garcia, se reuniu ontem com integrantes das principais tendências que controlam a direção do partido (Articulação/Unidade na Luta, Movimento PT, Democracia Socialista e Articulação de Esquerda), para tentar chegar a um consenso sobre o documento oficial que o partido aprovará na reunião de hoje e amanhã do Diretório Nacional (DN), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Também participaram da reunião os cinco governadores eleitos pelo partido e os líderes das bancadas no Congresso.

Correntes deixarão posições de lado no encontro

Na reunião de hoje, o PT vai reafirmar as posições de Lula pela necessidade de o crescimento da economia atingir níveis superiores a 5% ao ano e vai dizer que o partido aceita perder cargos no Ministério em nome do governo de coalizão, com maior presença do PMDB.

¿ O objetivo é chegar à reunião com um documento de consenso de todas as correntes. As correntes mais à esquerda continuam com suas posições de que os juros devem cair mais rapidamente, mas vamos tentar deixar de lado as divergências e apresentar um documento que sinalize que o partido está unido na missão de ajudar o presidente Lula a implantar políticas que levem o país a crescer mais, com maior distribuição de renda ¿ disse Francisco Campos, secretário nacional de comunicação, ontem à tarde, antes do fim da discussão sobre o documento que Garcia apresentará hoje ao DN.

Segundo ele, as divergências ficarão para depois.

¿ As correntes de esquerda, que sempre pediram a saída do presidente do Banco Central (Henrique Meirelles) ou a queda mais radical dos juros, não deverão fazer isso agora. Lula é que vai dar o tom na reunião. Vamos fazer uma reunião de festa da reeleição e mostrar que estamos unidos nas propostas para a economia crescer mais, deixando a animosidade de lado ¿ afirmou Campos.

Numa prévia do que acontecerá hoje e amanhã na reunião, que será realizada num hotel no luxuoso bairro dos Jardins, ontem os membros do DN se reuniram com os cinco governadores eleitos do partido (Bahia, Sergipe, Pará, Piauí e Acre). Segundo o governador reeleito do Piauí,Wellington Dias, o objetivo foi afinar as propostas.

¿ O presidente vai apresentar a agenda e o PT vai sugerir alguns acréscimos do ponto de vista do que o partido acha importante. Afinal, é o partido do presidente e é importante que tudo esteja afinado ¿ disse Dias.

Outra discussão importante será a perda de espaço do PT no segundo governo de Lula. Marco Aurélio Garcia disse que o partido não está preocupado com o fato de perder cargos para o PMDB, pois já ocupa o cargo mais importante do país ¿ a Presidência.

¿ O PT já sinalizou que iríamos fazer um governo de coalizão e isso implica abrir mão de ministérios para compartilhar cargos e responsabilidades ¿ disse Garcia.

COLABOROU: Fabrício Moreira