Título: SEGURANÇA TERÁ PRIORIDADE ABSOLUTA¿
Autor: Antônio Werneck e Elenilce Bottari
Fonte: O Globo, 26/11/2006, Rio, p. 19

Delegado que atuou em olimpíada sugere férias coletivas para esvaziar a cidade

Com a experiência de ter atuado nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004, o delegado Rodrigo Oliveira, titular da 16ª DP (Barra da Tijuca), acredita que o Pan 2007 tem o planejamento de segurança facilitado pelo fato de ser o primeiro grande evento realizado num pequeno perímetro urbano. Apesar disso, ele ressalta que ¿todos os tipos de possíveis ações criminosas devem ser avaliados¿.

Como foi a experiência em Atenas?

RODRIGO OLIVEIRA: Aprender como se desenvolve a segurança para grandes eventos, com participação de diversos países com suas delegações, e, muitas das vezes, chefes de Estado, foi algo realmente gratificante, principalmente na forma com que o mesmo é organizado no que se refere a segurança.

Por sua experiência, o que é prioridade na segurança de um evento como o Pan?

RODRIGO: A questão da segurança, em especial pelos acontecimentos ocorridos depois de 11 de setembro (o atentado ao World Trade Center), passou a ser tratada com absoluta prioridade não só pelo país-sede do evento, mas também por todos aqueles países participantes. Neste sentido, o Brasil vem adotando todas as medidas necessárias para o bom andamento dos jogos.

O planejamento leva em conta que o Rio tem problemas sérios de segurança pública?

RODRIGO: O planejamento leva em consideração a ¿sensibilidade¿ do ponto a ser guarnecido. Assim, todos os locais que eventualmente possam ser utilizados como ponto-base, esconderijo ou qualquer outro fator relevante para a segurança dos jogos terão atenção especial.

Diferentemente de Atenas e de Atlanta, o Pan Rio terá competições em 15 locais. A cidade vai parar?

RODRIGO: Ocorrerão alguns transtornos para os moradores da cidade, em especial pelo grande número de turistas e a interdição de avenidas, ruas, locais públicos que normalmente são de livre acesso. Assim, a exemplo do que ocorreu em Atenas, seria salutar que a população residente na cidade e que não tem interesse em aqui permanecer durante o evento fosse, de alguma forma, ¿convidada¿ a viajar, quer através das escolas, que deverão retardar suas férias escolares para o período dos jogos, quer por férias coletivas concedidas pelas empresas a seus funcionários.

O que é prioridade? A situação criminal da cidade ou a hipótese de atentado?

RODRIGO: Todos os tipos de possíveis ações criminosas devem ser avaliados. Nas grandes metrópoles, assim como no Rio, o problema da violência urbana deve ser tratado como prioridade e, com absoluta certeza, o será. No que se refere a atentados terroristas, esta hipótese não pode ser descartada. Para tanto, unidades especiais já estão sendo treinadas.