Título: QUASE CENTENÁRIO, MUNICIPAL PASSA POR CHECK-UP
Autor: Laura Antunes
Fonte: O Globo, 26/11/2006, Rio, p. 29

Prédio do teatro passou por mapeamento de todas as tubulações, de maquinário e estrutura do telhado de cobre

A dois anos e meio de se tornar centenário, o belo prédio do Teatro Municipal, no Centro, acaba de passar por um check-up estrutural completo, o que não acontecia desde sua construção. Uma equipe de cem profissionais ¿ entre eles engenheiros, arquitetos, restauradores e técnicos ¿ está terminando, após um ano de trabalho de campo, o mapeamento de todo o sistema hidráulico e elétrico, dutos de refrigeração, maquinários e estrutura de cobre do telhado do teatro. Esse raio-x minucioso computadorizado, com imagens tridimensionais, servirá para guiar as futuras reformas do Municipal, inaugurado em 1909.

As novas plantas virtuais de toda a estrutura significam um avanço para a manutenção do teatro, explica a engenheira Marisa Assumpção, responsável pelo desenvolvimento do projeto de restauração da cobertura de cobre e instalações internas dos seis pavimentos do prédio.

¿ Até então, tínhamos apenas as plantas originais do prédio à mão, que estavam desatualizadas. Foram realizadas, por exemplo, duas grandes reformas no teatro, nos anos 30 e 70, com as alterações nos sistemas hidráulico e elétrico, que não foram acrescentadas às plantas antigas. Atualizá-las é o básico para qualquer futuro projeto de restauro ¿ explica Marisa.

Verba para mapeamento foi repassada pelo BNDES

Para a realização do raio-x estrutural, a Fundação Teatro Municipal recebeu, segundo a presidente da instituição, Helena Severo, verba de R$1 milhão, do BNDES. Com o imóvel mapeado, Helena quer agora captar novos recursos para a realização de um amplo projeto de restauração da cobertura e instalações internas ¿ incluindo a modernização dos maquinários dos elevadores, do equipamento de combate a incêndio e ampliação do sistema central de ar-condicionado (será levado ao foyer e as camarins) ¿ orçado em R$20 milhões. O objetivo é executar parte do projeto até a festa do centenário do teatro.

¿ Vamos procurar o BNDES novamente e buscar parcerias com a iniciativa privada para a realização das obras ¿ afirma a presidente da fundação.