Título: De Niterói e da Barra para o resto da cidade
Autor: Alessandra Duarte
Fonte: O Globo, 26/11/2006, Segundo Caderno, p. 1

Em vez de vans, grupos agora passaram a utilizar carros de passeio nas idas ao teatro

A funcionária pública aposentada Yolanda Freitas, de 75 anos, exemplifica o gosto das ¿donas do teatro¿ do Rio:

¿ Eu gosto é de rir, porque a vida já é uma tristeza. Por isso que adorei aquela ¿Z.É. ¿ Zenas emprovisadas¿, que vi recentemente ¿ dizia ela, ao aconselhar a peça às suas companheiras de van no domingo passado, quando iam conferir o musical ¿Império¿.

A maioria das clientes é de viúvas, ¿porque os homens morrem mais cedo¿, diz a aposentada Leny de Assis. Mas os homens que quiserem ser exceção podem se dar bem.

¿ Um cliente meu, um senhor que hoje tem 98 anos, o seu Evaristo, conheceu a namorada num desses passeios de van há cinco anos ¿ conta Orlando Machado, guia de vans há 16 anos.

Reza a lenda do mundo das vans de teatro que as primeiras apareceram em Niterói, onde as espectadoras de terceira idade dependiam do transporte para atravessarem a Ponte e assistirem às peças no Rio.

¿ De Niterói, há uns 20 anos, o negócio foi para a Barra e o Recreio e, então, espalhou-se para as zonas Sul e Norte ¿ afirma a guia Bernadete Oliveira, que trabalha no ramo há 12 anos e conta que é comum os guias verem as peças com suas clientes mais de uma vez (¿aquela `Louro, alto, solteiro procura¿, se o Miguel Falabella faltasse, eu poderia falar no lugar dele, porque vi umas 15 vezes¿). ¿ Primeiro, usávamos um carro chamado Ibiza, depois vieram as Bestas, as Topic.

Agora, empresas passaram a trocar a van por carros de passeio. Como conta Leda Pitty, guia há 15 anos:

¿ A van precisa fazer uma baldeação para ir pegando as pessoas em casa, e com carro, como vai menos gente, é bem mais rápido ¿ diz Leda, com cerca de 500 clientes cadastrados e 200 ativos. ¿ A maioria é de viúvas mesmo, mas tem alguns senhores, que vão acompanhando a mulher. Ou que conseguiram um jeito de a esposa ir ao teatro sem eles precisarem ir.