Título: REPRESENTANTE DAS COMPANHIAS DIZ QUE SETOR É SEGURO
Autor: Henrique Gomes Batista
Fonte: O Globo, 26/11/2006, Economia, p. 39

`Na aviação brasileira não há pilotos kamikazes¿

BRASÍLIA. Presidente do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas e da TAM, Marco Antonio Bologna diz que, mesmo com a crise após o choque entre o Boeing da Gol e o Legacy, o setor aéreo brasileiro é seguro. E prosseguiu:

SEGURANÇA: ¿É óbvio que há momentos de aproximação indesejável entre aeronaves e que, por isso, existe o sistema anticolisão. Essas 22 ocorrências de aproximação indesejável neste ano é algo muito baixo em relação ao movimento aéreo. Temos mais de mil vôos por dia. Nos EUA, no mesmo período, foram quase mil ocorrências. As ocorrências deste ano aqui significam que o sistema é tão eficiente que evitou acidentes.¿

GARANTIA: ¿Na aviação brasileira não há pilotos kamikazes. A nossa garantia de que não teremos acidentes é que o piloto vai dentro do avião. Como presidente da TAM, viajo com tranqüilidade com minha família, com meu filho de 5 anos e com minha filha de 25 anos em todos os vôos, de todas as companhias.¿

CONTROLADORES: ¿Eles aproveitaram o momento para fazer reivindicações. Somos solidários a eles, que são importantes, precisam de bem-estar e remuneração adequada. Mas se deve ser civil ou militar, isso é um problema do governo.¿

CORPO MOLE: ¿Não procede (que parte dos atrasos se deve às empresas). Não faríamos algo para perder dinheiro. Não somos irresponsáveis, masoquistas ou sádicos com nossos acionistas e passageiros.¿

AEROPORTOS: ¿Foi fechado um acordo entre o presidente da Infraero, José Carlos Pereira, e o juiz que cuida do caso da Varig, Luiz Roberto Ayoub, para distribuir rápida e temporariamente, a partir de agora, os espaços da Varig nos aeroportos para as outras companhias. Isso ajudará no fim de ano.¿

RECURSOS: ¿O controle aéreo precisa de uns US$50 milhões para modernizar alguns equipamentos. Mas é fácil, o setor aéreo paga R$950 milhões só em taxas. E não há mais empresa em calote, só o estoque da Varig.¿

INTEGRAÇÃO: ¿É uma tendência mundial. No exterior, o avião voa de 15 a 16 horas por dia. Aqui, cada avião voa algo como 12 horas. É assim nos EUA, na Europa. Se o sistema de tráfego está funcionando, não há atrasos.¿

CULPA: ¿A primeira pessoa a falar sobre risco de apagão aéreo foi o comandante Rolim (fundador da TAM). Em 2003, uma reunião do Conselho Nacional da Aviação Civil estabeleceu 18 resoluções com o que se tinha a fazer. Onde falhou? Não houve a execução das resoluções.¿ (H.G.B.)