Título: A ESCUDEIRA DE OLHOS AZUIS DE NOBOA
Autor: Mariana Timóteo da Costa
Fonte: O Globo, 26/11/2006, O Mundo, p. 46

Deputada mais votada, Lady Annabella pode ser também primeira-dama

QUITO. No comício de encerramento da campanha de Álvaro Noboa em Quito, na quarta-feira, o borracheiro Orlando Guerreiro olhava para o palanque e suspirava pela mulher do bilionário, a deputada eleita pela província de Guayas Annabella Azin de Noboa.

¿ Ela é bonita, simpática e tem qualidade humana, será a próxima presidente do Equador depois do marido.

Guerreiro pode ter razão. Ganhe Noboa, ganhe Rafael Correa, Annabella, de 45 anos, é o grande destaque das eleições. Deputada mais votada em 15 de outubro, ela presidirá a Câmara dos Deputados equatoriana, já que o Prian detém a maior bancada. E diz esperar conciliar o cargo com o de primeira-dama.

¿ Uma grande responsabilidade e um grande compromisso me acompanham. Se, além de deputada, for primeira-dama, estarei ainda mais ocupada ¿ diz.

Loura, de olhos azuis e dona de uma beleza discreta, Annabella não usa maquiagem nem excede nos acessórios. Apenas um par de brincos, a aliança de casamento e um relógio Cartier. Fala baixo e tem uma personalidade contida, que destoa da do marido. Em campanha, quando Noboa despeja, gritando, frases do tipo: ¿Não deixemos o país cair na mão de terroristas¿, Annabella ri discretamente, como se estivesse um pouco sem graça.

Mesmo tão diferente, é considerada a escudeira mais fiel de Noboa. Há oito anos dirige a Fundación Cruzada Nueva Humanidad, criada por ele para oferecer assistência a 500 mil pobres. Se Noboa recebe críticas, sua esposa é poupada, talvez por ela própria realizar consultas médicas.

Isso quando não está no apartamento em Nova York, com os quatro filhos. Ao contrário da mulher de Correa, que declarou preferir não exercer atribuições de primeira-dama por ¿ter filhos pequenos¿, Annabella parece ter tudo esquematizado.

¿ Não vejo problema em trabalhar para ajudar ao povo do Equador. (M.T.C.)