Título: Bando assalta ingleses no Aterro
Autor: Natanael Damasceno, Lilian Fernandes, Maria Fortun
Fonte: O Globo, 27/11/2006, Rio, p. 9

Ladrões carregavam uma granada e interceptaram ônibus dizendo-se policiais

Mais um grupo de turistas estrangeiros conheceu a violência do Rio assim que pisou na cidade. Pouco depois de desembarcarem no Aeroporto Internacional Tom Jobim, 18 ingleses foram assaltados, no fim da noite de anteontem, por quatro homens armados com pistolas, que carregavam pelo menos uma granada. O crime aconteceu por volta das 23h, quando o ônibus que transportava o grupo para o hotel Méridien, em Copacabana, passava em frente ao Museu de Arte Moderna, no Aterro do Flamengo. Os ingleses vieram da Bolívia e ficarão no Rio até quarta-feira, quando seguirão para Foz do Iguaçu. No início do ano, outro grupo da mesma nacionalidade, com 33 turistas, já havia sido assaltado ao chegar à cidade, numa ação semelhante à de sábado.

Os assaltantes, que estavam num Pajero preto, interceptaram o ônibus logo depois do Aeroporto Santos Dumont. Segundo o motorista, que não quis se identificar, eles gritaram e apontaram armas para o veículo, obrigando-o a parar. Os bandidos identificaram-se como policiais. Três deles entraram no ônibus e, em poucos minutos, saquearam os turistas.

¿ Um deles tinha uma granada e dizia que iria explodir tudo. Os turistas ficaram muito assustados ¿ disse o motorista.

Um dos bandidos já foi reconhecido

Um dos integrantes do grupo de turistas chegou a ser agredido com uma coronhada. Os bandidos levaram máquinas fotográficas, cartões de crédito, passaportes e dinheiro que estavam na bagagem de mão. Depois do saque, os bandidos tomaram a chave do ônibus e fugiram.

Do Aterro, os ingleses seguiram diretamente para a 9ª DP (Catete), onde foram orientados a seguir para a Delegacia de Atendimento ao Turista (Deat), no Leblon. Assustados, alguns chegaram a ver fotos de criminosos. De acordo com policiais, um bandido, que faz parte de uma quadrilha já identificada, foi reconhecido.

Os ingleses preencheram formulários relacionando o que foi roubado, mas não prestaram depoimento. Duas horas mais tarde, foram escoltados pela polícia até o hotel. A delegada Beth Cayres, da Secretaria de Segurança Pública, acompanhou o grupo, que recebeu ajuda da equipe do Méridien, que pôs um médico à disposição, já que o grupo tem idosos. Funcionários do hotel também ajudaram a fazer o cancelamento de cartões de crédito e entraram em contato com o consulado da Inglaterra. O cônsul esteve no hotel ontem de manhã e ajudará os turistas a providenciarem novos passaportes.

Policiais da Deat também estiveram no hotel na manhã de ontem para conversar novamente com o grupo e tentar obter mais informações. Também estiveram no Méridien representantes da TurisRio.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, as investigações vão ser feitas a partir do depoimento da guia de turismo que acompanhava os ingleses e do motorista do ônibus, já que os estrangeiros não quiseram prestar depoimento.

Segundo a Riotur, os turistas pretendiam visitar até quarta-feira os principais pontos turísticos do Rio, como Corcovado e Pão de Açúcar. O grupo deveria ainda assistir ontem ao jogo entre Botafogo e Corinthians, no Maracanã, mas a ida dos ingleses ao estádio não foi confirmada.

O assalto aos ingleses aconteceu às vésperas da alta temporada turística na cidade. Agentes de viagem, que, neste período, deveriam estar animados com a procura de turistas para o réveillon e carnaval da cidade, dizem temer, além da violência, o caos nos aeroportos brasileiros.