Título: DIFERENTES CATEGORIAS
Autor: Patricia Eloy
Fonte: O Globo, 27/11/2006, Economia, p. 18

Instituições segmentam multimercados

Para ajudar o investidor a entender os diferentes graus de risco e estratégias dos multimercados, instituições como a Anbid e a Arsenal BPW segmentaram a categoria. Marcelo Giufrida, da Anbid, lembra que são quatro os grupos: multimercados com ou sem renda variável, além dos com e sem renda variável e com alavancagem (isto é, os que aplicam mais que o patrimônio do fundo e, por isso, podem exigir que o investidor faça aportes para recompor eventuais perdas).

¿ Não há fundo multimercados igual ao outro ¿ atesta.

Já a Arsenal, que se tornou referência na comparação de multimercados, criou outras quatro categorias, com base na estratégia de investimento. A Macro é composta por fundos que usam estratégias macroeconômicas para fazer aplicações a longo prazo ¿ é onde está a maior parte dos fundos da indústria. A Equity/Hedge inclui os que concentram investimentos em renda variável. Já a Trading é similar à Macro, mas aplica a curto prazo. Os da última, Arbitragem, tentam lucrar com as diferenças de preços dos mercados.

¿ Devido ao crescimento da categoria, é importante criar esses segmentos, que ajudam o investidor a escolher a melhor aplicação ¿ diz Gustavo Coelho, responsável pela área de alocação da empresa. (Patricia Eloy)