Título: EVENTUAL DESCONFORTO¿
Autor: Alan Gripp
Fonte: O Globo, 28/11/2006, O País, p. 8

Garcia volta a criticar imprensa

BRASÍLIA. Depois de ter se irritado com perguntas de jornalistas em entrevista há cerca de dez dias, o presidente em exercício do PT, Marco Aurélio Garcia, disse que há ¿eventual desconforto¿ de alguns petistas e governistas com manchetes e edições de reportagens. Em contrapartida, disse que também há desconforto de jornalistas com o governo:

¿ Nosso desconforto, o desconforto individual com a imprensa, seguramente é bem menor do que o desconforto de certos jornalistas com o governo. No mínimo, estamos empatados.

Garcia negou que o governo esteja preparando alguma medida de controle da imprensa.

¿ Nem de curto nem de médio, menos ainda de longo prazo. A imprensa funciona normalmente no Brasil, tem liberdade absoluta de funcionamento ¿ disse. ¿ Não há qualquer disposição desse tipo, mas isso não impede que, em determinados momentos, algum dirigente, o próprio presidente, eu mesmo expressemos o nosso desconforto com determinadas afirmações ou edições.

Garcia fez uma defesa enfática da liberdade de imprensa, mas ressaltou a severidade com que o presidente Lula foi tratado na campanha. Disse que a prática de controle dos meios de comunicação é comum a outros partidos, não ao PT.

¿ Somos extremamente respeitosos das liberdades democráticas, em geral, e da liberdade de expressão, em particular. Quem tem maus hábitos em relação à imprensa não somos nós, são outros que ainda hoje sobrevivem no sistema político brasileiro ¿ disse, acrescentando que os políticos também não querem ter sua liberdade de expressão cerceada: ¿ Menos ainda ser cerceada cada vez que você expressa uma opinião diferente de um lado da imprensa. (Luiza Damé)