Título: PDT, DIVIDIDO, VAI A LULA
Autor:
Fonte: O Globo, 28/11/2006, O País, p. 8

Miro defende apoio ao governo; Cristovam quer ficar na oposição

BRASÍLIA. O PDT chega dividido ao primeiro encontro institucional com o presidente Lula, hoje. Enquanto o líder do partido na Câmara, Miro Teixeira (RJ), defenderá o apoio ao governo, o líder do Senado, Osmar Dias (PR), deverá externar a vontade da maioria dos colegas senadores de permanecer na oposição. O presidente do PDT, Carlos Lupi, antecipou que qualquer decisão só será tomada depois de ouvir Lula e de submeter sua proposta ao partido.

Dos quatro senadores do PDT, apenas Augusto Botelho (RO) é favorável à adesão do partido ao governo. O senador Cristovam Buarque, ex-candidato à Presidência e ex-ministro de Lula, defendeu a permanência do PDT na oposição. Também expôs sua preocupação com o movimento de adesão ao governo federal. Para ele, o Brasil caminha para uma situação muito parecida com a da Venezuela de Hugo Chávez, que classifica de ¿ditadura de massas¿.

¿ Alguém precisa carregar a chama da esquerda além do PSOL. E trazer de volta a idéia de revolução. A unanimidade é antidemocrática. O presidente está trabalhando para continuar tendo o apoio dos movimentos de massa, dos partidos políticos, e quer controlar as duas Casas do Congresso. Essa é uma situação muito parecida com a da Venezuela ¿ observou Cristovam.

Já Miro Teixeira discorda:

¿ Sou a favor do apoio ao presidente Lula. Não condiciono isso a nenhuma reunião e nem a oferta de cargos ¿ disse Miro.