Título: LULA PARTICIPA DE CÚPULA NA ÁFRICA
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 28/11/2006, O País, p. 8

Presidente vai a Nigéria buscando aumentar as relações comerciais

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva interrompe por 48 horas as negociações políticas para viajar para Abuja, na Nigéria, onde participará amanhã e depois da Cúpula África-América do Sul. A integração entre as duas regiões, chamada de integração Sul-Sul, tem sido defendida por Lula com entusiasmo em praticamente todos os seus discursos sobre política internacional. Lula embarca hoje à noite para a Nigéria e, amanhã, terá encontro com outros chefes de Estado, incluindo o presidente da Líbia, Muamar Kadafi.

A idéia da realização de uma cúpula com presidentes dos países da África e da América do Sul surgiu em abril de 2005, quando o presidente Lula visitou a Nigéria. Em setembro daquele ano, os países da chamada Comunidade Sul-Americana de Nações (CASA) aprovaram apoio à realização do encontro.

Proposta é aumentar a parceria

O governo quer aumentar a parceria, principalmente comercial, entre as regiões. Lula já fez cinco viagens à África, visitando 17 países. O Brasil abriu 12 representações diplomáticas na região.

Segundo a agenda provisória e extra-oficial, Lula chega amanhã a Abuja, e terá encontros com os presidentes de Senegal, Togo, Argélia, Gana, além de Kadafi. À noite, Lula participa de jantar oferecido em homenagem aos chefes de Estado que estarão no encontro.

As trocas comerciais entre Brasil e África eram de US$5 bilhões em 2002 e a estimativa é que cheguem a US$15 bilhões em 2006. Da América do Sul devem participar da cúpula, além de Lula, os chefes de Estado de Chile, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai e Suriname. Do lado africano devem participar África do Sul, Argélia, Gana, Moçambique e Nigéria.