Título: CPI: ORIGEM DO DINHEIRO NÃO VAI SER DESVENDADA
Autor: Anselmo Carvalho Pinto e Jailton de Carvalho
Fonte: O Globo, 28/11/2006, O País, p. 10

Até agora, só temos especulações. Se a PF não conseguiu, por que a CPI vai conseguir?¿

BRASÍLIA. O presidente da CPI dos Sanguessugas, deputado Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ), admitiu ontem que a comissão deve encerrar seus trabalhos sem descobrir a origem do R$1,7 milhão apreendido com os petistas Gedimar Passos e Valdebran Padilha, em São Paulo. O dinheiro seria usado para comprar, do chefe dos sanguessugas, Luis Antônio Vedoin, o dossiê contra tucanos no auge da campanha eleitoral deste ano.

Para Biscaia, o caso só vai ser esclarecido se Gedimar ou o ex-assessor do senador Aloizio Mercadante Hamilton Lacerda, que prestam depoimento hoje na CPI, decidirem contar de onde saíram os dólares e os reais apreendidos pela Polícia Federal. Lacerda foi apontado pela PF como o responsável por levar o dinheiro ao hotel em que Gedimar e Valdebran foram presos. Os dois prestaram depoimento na PF e se negaram a apontar a origem do dinheiro. Lacerda nega, inclusive, ter levado os recursos até o hotel.

¿ Só se chegará (a origem do dinheiro) se um dos dois falar. A participação das pessoas está demonstrada. Mas à origem dos recursos só vai ser possível chegar se algum deles disser. Até agora, só temos especulações. Aquilo que foi feito já está claro ¿ afirmou Biscaia.

¿ É muito pouco provável. Se a PF não conseguiu, por que a CPI vai conseguir? É muito pouco provável ¿ completou o deputado.

Biscaia explicou que os trabalhos de apuração da CPI devem terminar nesta semana. Na quarta-feira, serão ouvidos os ministros Jorge Hage, da Controladoria-Geral da União, e Paulo Bernardo, do Planejamento. Os dois devem ir a comissão propor alterações no sistema de elaboração do orçamento da União. A idéia é discutir propostas no relatório final da CPI que modifiquem o sistema atual de destinação de verbas federais por meio de emendas parlamentares, que foram usadas para beneficiar as licitações fraudulentas para compra de ambulâncias vencidas pelas empresas de Vedoin.

Senador pede tempo para preparar relatório

Depois de ouvir as sugestões dos ministros, segundo Biscaia, o relator da CPI, senador Amir Lando (PMDB-RO) vai querer ter tempo para preparar o seu relatório. Embora o presidente da comissão já considere os trabalhos de apuração praticamente encerrados, os deputados Raul Jungmann (PPS-PE), vice-presidente da comissão, Fernando Gabeira (PV-RJ), sub-relator da CPI, e a senadora Heloísa Helena (P-SOL-AL) tentam prorrogar as investigações. Eles fizeram uma consulta as mesas da Câmara e do Senado sobre a possibilidade da CPI continuar trabalhando até o final de janeiro.

¿ Continuo esperando a resposta da Mesa para coletar assinaturas e prorrogar a CPI. Achamos absolutamente necessária a prorrogação. As investigações estão se aproximando da autoria e da materialidade do crime. Não é hora de assumir fracassos, mas de redobrar esforços ¿ afirma Jungmann.

Para Biscaia, a tentativa de prorrogar a CPI é inviável:

¿ O relator quer concluir nesta semana. Não há possibilidade legal de prorrogação. O regimento e a Constituição são muito claros.