Título: ZILDA ARNS VAI DEIXAR A PASTORAL DA CRIANÇA
Autor:
Fonte: O Globo, 28/11/2006, O País, p. 11

ONG fundada por ela há 23 anos tem hoje batalhão de 273 mil voluntários em 17 países

CURITIBA. A coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Zilda Arns, anunciou que vai deixar no ano que vem a ONG, fundada por ela há 23 anos e que hoje é formada por um batalhão de 270 mil voluntários em todo o Brasil e em outros 16 países. Entre os possíveis sucessores estão o nome de Nelson Arns Neummann, filho da médica e atualmente coordenador-adjunto da Pastoral, mas a escolha acontecerá ano que vem e ficará a cargo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

¿ Uma mãe nunca abandona seus filhos. Eu quero deixar a coordenação para que nova liderança leve a Pastoral para a frente, já que está consolidada e temos muitas pessoas que podem fazer esse trabalho ¿ diz.

A médica, que já foi indicada ao Nobel da Paz e atende 19% das crianças pobres no país, pretende continuar como incentivadora, visitando cada local atendido pela ONG, que, com medidas simples, como soro fisiológico e multimistura de farelos, consegue aplacar a mortalidade infantil. Atualmente, o trabalho encabeçado por Zilda Arns salva da morte 5 mil crianças a cada ano. Enquanto a média nacional é de 26,6 mortes a cada mil nascidos vivos, a Pastoral consegue reduzir para 15.

Aos 72 anos, Zilda Arns quer visitar os países em situação pior do que a do Brasil.