Título: A PIOR PORTA DE ENTRADA DO MUNDO
Autor: José Meirelles Passos
Fonte: O Globo, 28/11/2006, Economia, p. 21

Pesquisa mostra críticas de viajantes à Alfândega americana

NOVA YORK. As rígidas políticas da Alfândega americana não assustam apenas os executivos. Segundo pesquisa divulgada semana passada pelo Discover America Partnership, grupo que representa a indústria de turismo dos Estados Unidos, 39% dos viajantes classificam o processo de entrada no país como ¿o pior do mundo¿, e 64% disseram que os funcionários da Alfândega são rudes.

¿O processo de entrada nos EUA criou um clima de medo e frustração que está afastando do país estrangeiros que viajam a lazer e a negócios¿, afirma a pesquisa, que ouviu mais de duas mil pessoas.

Os EUA passaram até o Oriente Médio ¿ palco de guerras e atentados terroristas ¿ como o pior lugar do mundo para onde viajar, para 16% dos entrevistados.

Apesar de a grande maioria (71%) acreditar que os EUA dão liberdade e oportunidade a quem vive no país, 70% se disseram preocupados com o tratamento dado a estrangeiros nos aeroportos americanos. A chegada ao país, aliás, assusta mais que crimes e terrorismo: 36% dos entrevistados afirmaram não ir aos EUA por medo de serem detidos ¿por um simples engano¿. E 55% classificaram o pedido de visto de ¿irracionalmente inconveniente¿.