Título: INTEGRAÇÃO SUL-AMERICANA SE VOLTA PARA O PACÍFICO
Autor: Nicole Keller
Fonte: O Globo, 28/11/2006, Economia, p. 22

Amorim acredita que Chile pode ser ponte entre América Latina e mercados da Ásia

SANTIAGO. O aprofundamento da integração comercial e o foco na região Ásia-Pacífico foram os temas do primeiro Encontro Empresarial Latino-americano (ELA 2006), realizado ontem com o patrocínio do Grupo de Diarios América (GDA). A reunião contou com a presença do presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, dos ministros das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, e do Chile, Alejandro Foxley.

¿ O centro de gravidade da economia mundial está se deslocando dos tradicionais países desenvolvidos para a Ásia-Pacífico. Agora o desafio é ver quem chega primeiro a esses mercados ¿ afirmou Foxley, defendendo a associação das empresas da América Latina para atender à demanda dos países asiáticos.

Amorim ressaltou que o Chile pode atuar como uma ponte entre a Ásia e a América do Sul, tanto como plataforma de exportações como para receber investimentos asiáticos. Uribe acrescentou que a Colômbia tem grande interesse em participar desse processo.

Outro tema abordado no ELA foram as negociações da Rodada de Doha, no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC). Amorim afirmou que o livre comércio contribui para a prosperidade econômica e o progresso social:

¿ Estou convicto de que não há substitutos para a OMC. Não é uma visão ideológica, mas fatores como as distorções do comércio mundial só podem ser resolvidas no plano global.

Presente ao encontro, Michael Moore, ex-diretor-geral da OMC, afirmou que ¿não abordar a Rodada de Doha é uma ameaça às democracias¿. Ele defendeu que se avance com urgência nas negociações.

(*) ¿El Mercurio¿ faz parte do Grupo de Diarios América (GDA)