Título: Mineradoras são novo alvo de Evo Morales
Autor: Da Bloomberg News
Fonte: O Globo, 28/11/2006, Economia, p. 26

Governo boliviano prevê acordo sobre reajuste do gás

HAIA. O presidente da Bolívia, Evo Morales, disse que a Glencore International AG, a maior trading de commodities do mundo, adquiriu ativos de estanho no país ¿ilegalmente¿, indicando que poderá agregar as minas a seu programa de nacionalização de recursos naturais. A empresa comprou as minas em 2005, dois anos antes de o ex-presidente da Bolívia Gonzalo Sánchez de Lozada ter fugido do país em decorrência de uma insurreição liderada por Morales. A Glencore está causando ¿prejuízos econômicos¿, ao não pagar quantia suficiente em impostos, acusou o presidente boliviano.

Lotti Grenacher, porta-voz da Glencore em Baar, na Suíça, negou que a empresa tenha agido ilegalmente no país e disse que não poderia comentar sobre o pagamento de impostos porque não há notificação do governo boliviano a respeito das supostas irregularidades.

¿ Eles estão ludibriando o país ¿ disse Morales em entrevista, ontem, na Holanda.

No mês passado, Morales obrigou as empresas de combustíveis Petrobras SA e Repsol-YPF SA a abrir mão do controle de ativos no país e a pagar mais impostos. A Bolívia fará o mesmo com relação à indústria de mineração, dispensando ¿tratamento especial¿ à Glencore, disse Morales. Os preços do estanho subiram 55% este ano e, em Londres, no mês passado, atingiram o maior patamar dos últimos 17 anos.

Morales cobra de Lula gesto igual ao de Kirchner

O ministro da Energia da Bolívia, Carlos Villegas, previu acordo com o Brasil sobre o reajuste dos preços do gás natural.

¿ Pode ser que demore algo em torno de duas semanas ¿ disse, em Haia.

As conversações entre autoridades do país e representantes da Petrobras, realizadas semana passada, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, fracassaram. Segundo Morales, o presidente argentino, Néstor Kirchner, ¿estendeu sua mão¿ ao aceitar o aumento do preço do gás e ao concordar em elevar suas compras.

¿ Queremos ver o mesmo tipo de medida por parte do presidente Lula ¿ disse.