Título: IPEA DEMITE UM DOS PIVÔS DE ESCÂNDALO
Autor: Henrique Gomes Batista
Fonte: O Globo, 29/11/2006, O País, p. 11

Antônio Osório foi diretor dos Correios

BRASÍLIA. Depois de um ano e quatro meses de investigação, a Controladoria-Geral da União (CGU) decidiu demitir o ex-diretor de Administração dos Correios Antônio Osório Menezes Batista, um dos pivôs do escândalo que deu origem à maior crise política do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Osório, que já estava afastado dos Correios desde o início do escândalo, foi demitido do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), onde tinha o cargo de técnico em planejamento.

Entre os motivos apresentados pela Controladoria para justificar a demissão está o envolvimento de Osório na combinação de uma licitação para a compra de 70 mil pares de tênis, como mostrou reportagem do GLOBO em maio do ano passado.

A demissão de Antônio Osório, um dos aliados políticos do presidente do PTB, Roberto Jefferson, foi assinada pelo secretário-executivo da CGU, Luiz Navarro, na sexta-feira passada e publicada no Diário Oficial da União anteontem.

A Controladoria enviou cópia do processo de demissão ao Ministério Público Federal e à direção dos Correios. A expectativa da CGU é que o Ministério Público recorra à Justiça para que Osório devolva aos cofres públicos o dinheiro perdido pelos Correios durante o período em que ele esteve à frente de uma das diretorias mais importantes da estatal.

Para Navarro, a demissão de Antônio Osório, após um longo processo de apuração interna, é emblemática.

- Mostra-se para a sociedade que não há conivência do poder público com este tipo de prática. A penalidade administrativa é uma providência mais rápida que punição civil ou penal - afirma Navarro. (Jailton de Carvalho)