Título: 'CONSTRUIR PRÉDIO É ÓTIMA PORTA PARA CORRUPÇÃO'
Autor: Carolina Brígido
Fonte: O Globo, 29/11/2006, O País, p. 13

Especialistas dizem que Judiciário deveria ter outras prioridades

FORTALEZA e PORTO ALEGRE. A previsão de gastos milionários no Orçamento de 2007 para a construção de novos prédios para o Poder Judiciário foi duramente criticada pelo pesquisador Geovani de Oliveira Tavares, do Laboratório de Estudos da Violência (LEV) da Universidade Federal do Ceará. Para ele, priorizar investimentos em obras de engenharia é uma prática que contraria as necessidades mais imediatas da sociedade e representa um flagrante desvio de finalidade dos recursos públicos.

- A construção de prédios é uma forma muito boa de desviar recursos. É uma ótima porta para o corrupção - disse Tavares, citando como exemplo o escândalo do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo.

O professor José Vicente Tavares dos Santos, coordenador do Grupo de Pesquisas Violência e Cidadania da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, lamentou que, enquanto existem cinco mil prédios abandonados em zonas centrais de grandes cidades brasileiras, muitos deles públicos, o Judiciário pretenda gastar R$260 milhões em obras.

- Os prédios do Judiciário são de um luxo que contrasta com sua eficácia e eficiência. Precisamos de reforma do processo penal - disse Santos.

O advogado e professor Álvaro Copetti, especialista em criminologia, criticou particularmente a construção da sede da Justiça Federal em Rio Grande (RS), a quinta mais cara prevista para o país:

- No Brasil não se constroem escolas e delegacias de polícia, mas templos majestosos para a Justiça.