Título: LULA CHEGA COM DORES À NIGÉRIA E USA CADEIRA DE RODAS
Autor: Chico de Gois
Fonte: O Globo, 30/11/2006, O País, p. 13

Apesar do desconforto com o pé, presidente manteve agenda de encontros e hoje se reunirá com ditador líbio

ABUJA, Nigéria. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não pisou com o pé direito em Abuja, capital da Nigéria, onde participa hoje da Cúpula África-América do Sul. Depois de torcer o pé na segunda-feira, ao chegar à Granja do Torto, Lula desembarcou na África com dores e mancando muito. Desceu do avião cuidadosamente, apoiando-se no corrimão, devagar, e no meio do dia usou cadeira de rodas. O presidente chegou à Nigéria às 10h30m, horário local (7h30m em Brasília), depois de oito horas de vôo e de um dia intenso no Brasil, onde teve agenda cheia.

Presidente teve de faltar a festa em embaixada

Já na terça-feira, Lula livrou-se do sapato direito, na tentativa de evitar inchaço no pé. Mas ontem as dores reapareceram. Ao chegar ao hotel onde está hospedado e onde acontece o encontro entre dirigentes de países latinos e africanos, Lula também entrou mancando e não falou com a imprensa. À tarde, ele manteve encontros bilaterais com os presidentes de Togo, Gana, Argélia e Moçambique.

Por recomendação médicas, Lula não participou do jantar entre os chefes de Estado para não forçar o pé. As dores haviam aumentado à tarde. No meio de uma das reuniões, Lula se locomoveu em uma cadeira de rodas para ir ao banheiro. Estava com cara de quem não se sentia confortável com a situação. Lula também desmarcou sua participação na inauguração da nova sede da embaixada brasileira na Nigéria.

Hoje a agenda do presidente deve ser cheia. Ele agendou um café da manhã com o ditador da Líbia, Muammar Al-Khaddafi ¿ que provocou um incidente ao chegar à Nigéria, na segunda-feira. Khaddafi desceu do avião cercado por 200 homens fortemente armados. A segurança nigeriana quis impedir a presença dos guarda-costas armados do ditador, e este se ofendeu. Disse que se eles não pudessem ficar e garantir sua segurança, iria embora do país.

Nigeriano teve de resolver mal-estar com Khaddafi

A situação só foi contornada pelo presidente da Nigéria, Olusegun Obassanjo, que autorizou a presença de todos. O encontro de Khaddafi com Lula estava programado originalmente para ontem, às 14h, horário local. Mas Khaddafi não apareceu. Os comentários no hotel eram de que ele estava em um almoço na embaixada da Líbia, mas o Itamaraty informou que a reunião foi transferida para o café da manhã para que os dois presidentes pudessem ter mais tempo para conversar e não somente os 30 minutos, em média, que Lula dedicou aos outros quatro presidentes africanos com os quais se reuniu ontem.

A agenda da Cúpula prevê duas reuniões de trabalho entre os chefes de Estado. Lula deve deixar a Nigéria por volta de 18h (15h em Brasília).