Título: PIORA DESEMPENHO DE ALUNOS NO ENEM
Autor: Demétrio Weber
Fonte: O Globo, 30/11/2006, O País, p. 16

Notas médias nacionais deste ano na prova objetiva e na redação caíram em relação às de 2005

BRASÍLIA. Caíram as notas médias nacionais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2006, em relação ao ano passado, tanto na prova objetiva quanto na redação. No teste de questões objetivas, a média ficou abaixo de 38 pontos, na escala de 0 a 100, o que corresponde ao intervalo de desempenho insuficiente e regular. Na redação, a média oscilou em torno de 52 pontos, no intervalo de regular e bom. Em 2005, os participantes do Enem obtiveram média de 39,04 no exame objetivo e de 55,96 na produção de texto.

Criado em 1998, o Enem é uma tentativa do Ministério da Educação (MEC) de oferecer alternativa aos tradicionais vestibulares. Ontem, o ministro Fernando Haddad defendeu a adoção do exame por instituições de ensino ¿ mais de 400 já utilizam o teste em seus processos seletivos. O Enem define também quem recebe bolsas do programa Universidade para Todos (ProUni). A média geral mínima permitida para ingressar no ProUni é de 45 pontos.

¿ Eu, se tivesse uma instituição, adotaria o Enem tranqüilamente como forma de selecionar os alunos ¿ disse.

O teste avalia cinco competências e habilidades na prova objetiva, com 63 questões, e na redação. Em todas elas, ou seja, em dez itens analisados, a pontuação dos estudantes caiu de um ano para outro. É o que mostra o Boletim Individual de Resultados, que está disponível na internet e já começou a ser enviado aos participantes pelos Correios. O boletim não tem as notas médias globais, mas apenas a pontuação para cada uma das cinco competências, além de um gráfico que permite inferir a média geral de desempenho. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ainda não divulgou as médias gerais.

A nota média mais baixa este ano foi a da competência de número 1, na prova objetiva, que trata do domínio da norma culta da língua portuguesa e do uso das linguagens matemática, artística e científica. Os participantes tiraram média de 34,74 pontos nessa competência.

Em todas as demais habilidades avaliadas, a média mais alta não passou de 37,67, na competência de número 5, que analisa a capacidade de usar conhecimentos aprendidos na escola para resolver problemas do dia-a-dia, respeitando a diversidade sociocultural. Ou seja, os 2,8 milhões de participantes do Enem 2006 não conseguiram atingir médias acima de 38 pontos em nenhuma das habilidades avaliadas na prova objetiva.

No ano passado, o número de inscritos que fizeram o exame foi menor: 2,2 milhões. O Enem é destinado a quem já concluiu o ensino médio ou está no último ano da escola. Como o número de inscritos este ano cresceu, é possível que tenha aumentado o contingente de candidatos que já pararam de estudar há mais tempo e, teoricamente, estão menos preparados. Ainda que o Enem, diferentemente do vestibular, não privilegie a memorização de conteúdos e sim a capacidade de pensar, isso poderia explicar o pior desempenho.