Título: CORRUPÇÃO É O GRANDE DESAFIO DO GOVERNO
Autor: Renato Galeno
Fonte: O Globo, 30/11/2006, O Mundo, p. 37

BUENOS AIRES. O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, admitiu recentemente que a corrupção é uma das grandes falências de sua revolução bolivariana, opinião compartilhada pela grande maioria dos venezuelanos, segundo revelaram pesquisas divulgadas nos últimos meses no país. Dados da agência Transparência Internacional confirmam a sensação que predomina entre a população: nos últimos três anos, o Índice de Percepção da Corrupção na Venezuela não superou 2,3 pontos (zero representa o grau mais elevado de corrupção e dez o nível mais baixo). A Venezuela integra um grupo de 71 países, de um total de 169 analisados, que têm um índice inferior a 3 pontos, o que para a Transparência Internacional indica que ¿a corrupção é vista como uma realidade que afeta amplos setores do país¿.

¿ A revolução bolivariana aumentou os riscos de corrupção, basicamente, porque todos os poderes são controlados pelo Executivo, até mesmo o Parlamento, que deveria ser independente e justamente exercer uma função de controle do governo ¿ afirmou ao GLOBO a diretora da Transparência na Venezuela, Mercedes de Freitas, por telefone.

Segundo ela, o governo Chávez não apresentou ainda um plano de combate à corrupção.

¿ Encontramos denúncias de corrupção na Justiça e também em empresas estatais, como a Petróleos de Venezuela (PDVSA) ¿ assegurou Freitas.

No caso da PDVSA, cujo faturamento representa cerca de 40% do orçamento anual do governo chavista, as denúncias são gravíssimas e a companhia não apresenta balanços anuais auditados por órgãos públicos desde 2002. Chávez tem plena consciência dos problemas de corrupção que pairam sobre seu governo. Semana passada, o presidente declarou que em seu próximo mandato vai combater ¿a ineficiência, a corrupção e a burocratização¿.

¿ Algumas pessoas dizem que não fizemos nada contra a corrupção. Mas existe uma longa lista de investigações, de decisões tomadas e um grupo de militares e civis que lamentavelmente estão presos ¿ afirmou o presidente.