Título: IMPRENSA TURCA ELOGIA APOIO DO PAPA
Autor:
Fonte: O Globo, 30/11/2006, O Mundo, p. 38

Comissão Européia, porém, freia negociações para ingresso do país na UE

ISTAMBUL. O segundo dia da viagem do Papa Bento XVI à Turquia foi marcado pelo elogio dos jornais turcos às declarações do Pontífice e pelo clima tranqüilo nas ruas de Istambul, onde eram esperadas as maiores manifestações contra a visita. Seu apoio à entrada do país na União Européia (UE) foi destacado pela imprensa, por políticos e líderes religiosos. No entanto, a pretensão de Ancara de se integrar ao bloco europeu recebeu uma ducha de água fria ontem, com a decisão da Comissão Européia de suspender parcialmente as negociações.

Pontífice rezou missa em santuário da Virgem Maria

Pela manhã, protegido por um forte esquema de segurança, Bento XVI rezou uma missa no santuário da Virgem Maria, próximo das ruínas da cidade histórica de Éfeso. Acredita-se que o local tenha sido a última residência de Maria. Um grupo de cerca de 250 convidados presenciou a cerimônia, realizada ao ar livre ao lado da pequena casa de pedra, que atrai peregrinos cristãos e muçulmanos do mundo inteiro. Éfeso foi um importante centro da Cristandade durante os impérios Romano e Bizantino.

Depois de Éfeso, Bento XVI seguiu para Istambul, a maior cidade turca, onde se encontrou com o líder espiritual da Igreja Ortodoxa, Bartolomeu I, patriarca de Constantinopla. O encontro aconteceu na igreja ortodoxa de São Jorge, sede do patriarcado em Istambul.

¿ Agradeço a visita do Papa Bento XVI e dos passos dados por ele para a unidade entre os credos cristãos. Peço que continue os esforços para nossa união, assim como fizeram os Pontífices anteriores. Estamos aqui como sucessores dos tronos de Roma e da Nova Roma (Constantinopla) e somos igualmente responsáveis pelos passos em direção ao caminho de Nosso Senhor ¿ disse Bartolomeu I, após celebrar uma cerimônia religiosa com o Papa.

Bento XVI agradeceu a oportunidade da visita e disse que o encontro foi marcado por ¿um grande significado eclesiástico¿. Durante o dia, o Papa ainda se encontrou com líderes religiosos muçulmanos, visitou a Mesquita Azul e celebrou uma missa na catedral católica de Istambul.

Segundo a polícia, poucas manifestações, com algumas centenas de pessoas, ocorreram nas ruas de Istambul, e não houve registro de incidentes graves.

Erdogan diz que decisão da UE ¿é inaceitável¿

Enquanto a visita do Papa parece ser um problema superado para os políticos turcos, a notícia da suspensão parcial das negociações para a entrada do país na UE caiu como uma bomba no Gabinete do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan. Segundo a Comissão Européia, a suspensão ocorreu por causa da recusa da Turquia em abrir seus portos e aeroportos a Chipre, que é membro do bloco.

¿ As negociações devem continuar, mas a partir de agora em um ritmo mais lento ¿ disse o comissário da UE para a Ampliação do Bloco, Olli Rehn.

Erdogan divulgou uma nota criticando a decisão, dizendo que ela é ¿inaceitável diante do atual estágio das negociações¿ e que uma comissão ¿avaliará que atitudes tomar.¿

www.oglobo.com.br/mundo