Título: Sanguessugas: relator indica que vai absolver Pedro Henry
Autor: Evandro Éboli e Isabel Braga
Fonte: O Globo, 01/12/2006, O País, p. 5

BRASÍLIA. Mais um relator do Conselho de Ética vai inocentar outro acusado de envolvimento no esquema dos sanguessugas. O deputado Mussa Demes (PFL-PI) sinalizou ontem que irá salvar o mandato de Pedro Henry (PP-MT), um dos quatro, entre os 67 acusados pela CPI dos Sanguessugas, reeleitos em outubro. É o terceiro envolvido no escândalo que conta com a benevolência declarada do relator.

Henry é um dos principais acusados no escândalo. O empresário Luiz Antônio Vedoin declarou que deu uma caminhonete Blazer a ele como pagamento de comissão, em 2002. Henry disse ontem ao conselho que a Blazer foi uma ajuda de campanha, mas que, após a eleição, teria devolvido o carro.

Apesar de dizer que não anteciparia o parecer, Demes não deixou dúvida de que absolverá o colega. O relator chamou de ¿forçado¿ o relatório parcial da CPI. Foi cuidadoso ao inquirir Henry e pediu desculpas ao perguntar ao acusado se ele recebeu vantagem indevida. Outra evidência: o relator dispensou as testemunhas de defesa.

¿ Se está bem para o senhor assim, para mim também ¿ respondeu Pedro Henry.

Mas o acusado passou por um constrangimento. O deputado Nelson Trad (PMDB-MS) fora escolhido como primeiro relator do caso, mas foi vetado por Henry. O presidente do Conselho, Ricardo Izar (PTB-SP), trocou o relator. Henry queria um juiz mais brando. E conseguiu.

¿ Não sei por que o senhor vetou o meu nome. Não sei se foi pelo fato de eu ter dito que seu nome é hóspede de todas as listas de suspeitos de irregularidades nesta Casa ¿ reagiu Nelson Trad.

www.oglobo.com.br/pais