Título: Carga tributária já está perto de 39% no ano
Autor: Cássia Almeida e Aguinaldo Novo
Fonte: O Globo, 01/12/2006, Economia, p. 31

IBPT diz que recentes desonerações não foram suficientes para diminuir a parcela de impostos sobre o PIB

A carga tributária brasileira encostou em 39% do Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de todas as riquezas geradas no país) de janeiro a setembro, de acordo com estudo divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT). A taxa de 38,95% foi superior aos 38,10% captados no mesmo período do ano passado. O aumento da arrecadação aliado ao baixo crescimento fez subir a carga. Pelas contas do IBPT, a arrecadação no período alcançou R$593,6 bilhões.

Segundo Gilberto Amaral, presidente do instituto, ao fim de 2006, a parcela do PIB voltada para os impostos subirá para algo entre 38,5% e 38,9%, superior aos 37,8% verificados no ano passado:

¿ Ainda estamos sofrendo reflexos de alta de alíquotas de anos anteriores e a arrecadação ficou mais eficiente.

O aumento do teto salarial para recolhimento do INSS, mais arrecadação com Imposto de Renda e do ICMS ¿ estados, como no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul subiram a alíquota ¿ fizeram a carga tributária aumentar, segundo o levantamento.

No PIB, os impostos subiram 4,1%

As isenções de impostos em produtos da cesta básica, em alguns materiais de construção, em máquinas e equipamentos e a recente correção de 3% na tabela do Imposto de Renda não serão suficientes para fazer cair a carga tributária, na opinião de Amaral:

¿ São ótimas medidas, mas a carga só cairá com mais crescimento na economia ou corte linear nos impostos. Foram medidas que não inverteram a tendência de alta. A eficiência alcançada na arrecadação poderia se refletir em corte de alíquotas ¿ sugere.

Para o quarto trimestre, o instituto prevê um comportamento pior, também provocado pela arrecadação do INSS, com o pagamento do décimo-terceiro salário.

Os impostos subiram 4,1% no terceiro trimestre frente ao mesmo período de 2005. Na conta do PIB, entram ICMS, IPI e Imposto de Importação:

¿ Foi o imposto que mais cresceu no trimestre, amparado pelo aumento das importações de 20% no mesmo período ¿ disse Rebeca Palis, gerente das Contas Nacionais Trimestrais do IBGE.