Título: Presidente quer mudar lei para ficar no poder
Autor: Renato Galeno
Fonte: O Globo, 01/12/2006, O Mundo, p. 39

CARACAS. Hugo Chávez parece não estar satisfeito com a possibilidade de conquistar o direito de permanecer 14 anos no poder, o que pode acontecer se vencer as eleições de domingo. Numa entrevista coletiva ontem no Palácio Miraflores, o presidente afirmou que pretende fazer uma revisão constitucional que daria a ele o direito de ser reeleito indefinidamente.

Até ontem, Chávez, que assumiu a Presidência em 1999, falara só em mudar a lei para permitir que permanecesse no poder até 2021. Respondendo a uma pergunta de uma jornalista local, que citou uma frase de Simón Bolívar, ídolo maior de Chávez, que disse em 1819 que ¿nada é tão perigoso quanto deixar um mesmo cidadão muito tempo no poder¿, ele se irritou.

¿ Você sabe em que contexto ele disse isso? Sabe que Bolívar, em 1825, apresentou o projeto de Constituição da Bolívia e sugeriu a existência de um presidente vitalício? ¿ disse Chávez.

Chávez afirmou que, com sete anos, a Constituição já precisa ser revisada, e que proporia o fim do limite de reeleições, garantindo que a população votaria em referendo qualquer modificação da Carta.

O presidente afirmou também que as forças de segurança desmontaram um complô para realizar um atentado contra o principal candidato da oposição, Manuel Rosales.

¿ Iam tentar matá-lo e depois dizer que o governo fizera isso. (R.G.)