Título: Mortalidade infantil diminui 14,3% em 5 anos
Autor: Maiá Menezes
Fonte: O Globo, 02/12/2006, O País, p. 8

Apesar da queda, Brasil ainda tem 25,8 mortos em cada mil e está atrás de países como Cuba, Equador e Colômbia

Em cinco anos, a taxa de mortalidade infantil caiu 14,3% no Brasil (de 30,1 em cada mil crianças nascidas em 2000, para 25,8 em cada mil, em 2005). Em 2004, o número de óbitos foi de 26,6 a cada mil. A diminuição do índice, no entanto, ainda não foi suficiente para levar o Brasil a atingir um bom patamar no ranking mundial.

De 2004 para 2005, o país subiu de 99º para 97º sua posição. A taxa brasileira hoje é maior do que a de países em desenvolvimento como Cuba (6,1), Equador (24,9), Colômbia (25,6) e Albânia (25). Logo abaixo do Brasil, está El Salvador, 99º colocado, com 26,4 mortes a cada mil crianças nascidas.

¿ O Brasil está próximo de El Salvador, país destruído pela guerra. Com investimentos maiores, poderíamos desfrutar de uma taxa que nos colocasse em posição mais confortável ¿ afirma Juarez Oliveira, analista da pesquisa Tábuas de Mortalidade 2005, do IBGE.

Taxas revelam desigualdade

A queda da taxa está diretamente ligada ao aumento da expectativa de vida, de acordo com o instituto. Os dados verificados em todas as unidades da federação expressam a persistente desigualdade social do país: o Nordeste é a região mais mal colocada no ranking, com uma taxa de 15,5 mortos a cada mil nascimentos.

As taxas mais baixas de mortalidade foram registradas no Rio Grande do Sul (14,3 por mil) e em São Paulo (16,5 por mil). Já as mais altas, nos estados de Alagoas (53,7 por mil) e do Maranhão (42,1 por mil). Pelas projeções feitas pelo IBGE, o Brasil conseguirá alcançar a meta prevista pela ONU, nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, fixados em 1990 ¿ reduzir em dois terços a taxa de mortalidade de crianças abaixo de 5 anos. A expectativa do IBGE é que o índice no Brasil chega a 16 mortes a cada mil, em 2015.

¿ Os resultados mostram que o país como um todo foi beneficiado pelo declínio da mortalidade e uma das conseqüências diretas desse fenômeno foi a elevação da vida média ao nascer do brasileiro ¿ afirma Juarez Oliveira.

O declínio da mortalidade pode ser associado ao aumento do acesso aos serviços de saúde, às campanhas de vacinação e a uma melhoria na infraestrutura de saneamento e a um maior índice de escolaridade, de acordo com os pesquisadores.