Título: A mais destruída e ainda a mais rica do globo
Autor: Bernardo de la Peña
Fonte: O Globo, 02/12/2006, O País, p. 14

Da cobertura original da Mata Atlântica, restam só 7%, mas biodiversidade é muito grande

Do 1,2 milhão de quilômetros quadrados da floresta que um dia recobriu todo o litoral brasileiro, do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, hoje restam intactos apenas cerca de 7%. A destruição, garantem historiadores, começou já no desembarque de Pedro Álvares Cabral e segue ininterrupta até hoje. Mas, mesmo sendo um dos biomas mais ameaçados do planeta, a Mata Atlântica continua sendo uma das regiões mais ricas em biodiversidade.

¿ No pouco que sobrou da mata, ela ainda é uma das campeãs em diversidade biológica e endemismo (espécies que só ocorrem ali), e isso já justifica a preservação ¿ afirma Adriano Paglia, analista de biodiversidade da ONG Conservação Internacional. ¿ Além disso, por causa da deterioração da mata, o maior número de espécies ameaçadas do Brasil está lá.

De fato, dos 633 animais ameaçados de extinção no Brasil, mais da metade, 383, vive na Mata Atlântica.

¿ Em alguns casos, a situação é muito urgente ¿ afirma Paglia. ¿ Muitos desses animais estão catalogados na categoria de criticamente em perigo. Se nada for feito, em menos de 40 anos podem simplesmente desaparecer do planeta.

Ao todo, a floresta abriga 2.181 espécies de animais. Entre as plantas catalogadas, são mais de 20 mil. Segundo especialistas, esses números podem ser muito maiores, já que boa parte das riquezas naturais do Brasil é desconhecida. Dados do Ibama apontam que nem 1% da biodiversidade brasileira foi identificado. Não bastasse isso, a mata abriga sete das nove bacias hidrográficas do país.

Tamanho banco genético natural pode se converter numa fonte inesgotável de riquezas para o país ou num dos maiores eventos de desperdício planetário de que se tem notícia. No início dos anos 2000, o Instituto Econômico de Pesquisa Aplicada (Ipea) estimou esse patrimônio brasileiro em pelo menos US$2 trilhões. É que as espécies de plantas e animais ¿ conhecidas e por descobrir ¿ são a base dos mais diversos produtos, de remédios a substâncias usadas na indústria.

Primeira área do Brasil a ser colonizada e habitada, a Mata Atlântica abriga hoje 60% da população do país, ou 110 milhões de pessoas. Os maiores centros urbanos brasileiros estão em sua área e os especialistas concordam que é preciso saber conciliar a conservação dos remanescentes da mata com o cenário atual.

A destruição da Mata Atlântica começou nos primórdios da colonização do país com a extração do pau-brasil, seguida dos ciclos econômicos da cana-de-açúcar, do café e do ouro. A expansão da agricultura e da pecuária também tiveram um forte impacto na floresta, bem como a exploração predatória da madeira. Por fim, a industrialização também se fixou em suas terras.

¿ A Mata Atlântica é o bioma brasileiro mais degradado por razões históricas bem conhecidas ¿ diz Paglia. ¿ E muitas dessas razões continuam valendo hoje ¿ acrescenta o especialista, lembrando que apenas 2% dos remanescentes estão sob proteção integral do governo.