Título: Fermentação alta entre as pequenas
Autor: Erica Ribeiro
Fonte: O Globo, 02/12/2006, Economia, p. 41

Baden Baden e Devassa apostam em franquias de bares e fábricas

Nos bares e supermercados, as pequenas cervejarias prometem acirrar a disputa pelo consumidor. A Baden Baden e a Devassa apostam na expansão nacional de seus rótulos por meio do sistema de franquias. Correndo por fora, outros fabricantes investem na produção de marcas consagradas, como a paulista Guilt's, que passa a fabricar a alemã Bitburger.

Conhecida por ser um dos principais bares cariocas, a Devassa, que deve faturar R$6 milhões este ano, chega ao Centro-Oeste e ao Nordeste em 2007. Além dos botecos, segundo Cello Macedo, sócio da empresa, a companhia também fecha acordo com empresários locais para a construção de fábricas especializadas na produção de chope, carro-chefe da empresa, responsável por 90% da produção. Com a iniciativa, as receitas chegarão a R$13 milhões até o fim do ano que vem, diz o empresário:

¿ O objetivo do modelo é manter a qualidade do produto, que, após ser produzido, deve ser consumido em uma semana. Uma fábrica no Rio não consegue atender à demanda do Nordeste, por exemplo. Por isso, estamos desenvolvendo a criação de franquia de bares e fábricas. Em três meses, já teremos os contratos fechados. As novas fábricas vão produzir 50 mil litros por mês. Queremos abrir uma unidade em Brasília e outra em Pernambuco.

A mesma estratégia orienta as projeções da paulista Baden Baden, com sede em Campos do Jordão. O grupo pretende abrir, em cinco anos, quarenta bares em diversas cidade do país. A fabricação de cervejas artesanais para consumo exclusivo em restaurantes também aquece a concorrência entre os rótulos. A cervejaria Galeria Gourmet, do Grupo Porcão, criou versões de sua marca para atrair diferentes públicos e chegar a novos pontos de venda.

¿ Nossa produção terá crescimento de 10% em 2007, chegando a 140 mil litros por ano ¿ informa Claudir Schlosser, gerente do Galeria Gourmet.