Título: Mantega admite que crescimento pode ficar abaixo de 3% este ano
Autor: Luiza Damé
Fonte: O Globo, 02/12/2006, Economia, p. 43

Ministro, no entanto, reafirma que país pode conseguir os 5% ano que vem

BRASÍLIA. Depois de se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ¿ que, contrariado, exigiu ousadia para que a economia pare de patinar ¿ o ministro da Fazenda, Guido Mantega, reconheceu que a expansão do Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de riquezas geradas pelo país) este ano poderá ser menor do que 3%. A revisão informal da projeção ocorreu uma semana após o governo ter anunciado sua nova estimativa, de 3,2%. A expectativa, agora, se aproxima dos 2,7% que os economistas acham factíveis para o desempenho econômico de 2006.

¿ Eu acredito que vai ficar em torno de 3%, um pouco mais, um pouco menos. Mas o importante é olhar para o próximo ano ¿ afirmou Mantega.

O ministro disse que a projeção oficial de crescimento de 3,2% foi fechada pelo governo antes da divulgação do resultado do terceiro trimestre ¿ o que sugere que o governo esperava um resultado melhor.

¿ À luz do terceiro trimestre é que teremos de rever essas contas, de modo a saber se dá um pouquinho mais ou um pouquinho menos (de 3,2%).

Segundo Mantega, ninguém no governo ficou satisfeito com os dados divulgados anteontem, mas o presidente está animado com as perspectivas de crescimento em 2007. O ministro afirmou que o resultado de agora não deverá comprometer o crescimento do próximo ano, pois os dados indicam aquecimento de vários setores, como construção civil e venda de automóveis. E emendou:

¿ Para o ano que vem, 5% é possível. Se você projetar a taxa de crescimento do último trimestre, que, eu acredito, será algo entre 1,5% e 1,6%, e multiplicar por 4, terá 5% (na verdade, dá 6% ou 6,4%).

Para o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, o pífio crescimento do terceiro trimestre já estava previsto em debates no governo.