Título: Consultor, o novo personagem
Autor: Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 03/12/2006, O País, p. 8

Dirceu pratica sua atividade preferida, o exercício da vaidade, no meio empresarial

SÃO PAULO. Ex-office boy, ex-romântico e cabeludo líder estudantil, ex-guerrilheiro exilado, ex-comerciante no interior do Paraná, ex-dirigente partidário e ex-deputado de oposição, ex-todo-poderoso chefe da Casa Civil. Aos 60 anos, José Dirceu de Oliveira e Silva se reinventa mais uma vez. Com os direitos políticos cassados até 2015, tem praticado sua atividade preferida, o exercício da vaidade, agora em âmbito empresarial.

¿ A vida toda ele encarnou personagens. O atual é um influente consultor empresarial, bon vivant e cheio da grana¿ resumiu um colaborador de longa data.

Separado da segunda mulher, Maria Rita, com quem teve duas filhas, Dirceu tem circulado por hotéis e restaurantes de luxo do circuito São Paulo-Washington ao lado de uma jovem loura. O nome dela? Isso os amigos não falam nem sob tortura.

Outro segredo é o nome do cirurgião plástico responsável pela repaginação no leiaute de Dirceu. Alguns dizem que a recauchutagem aconteceu em Cuba, onde ele foi submetido às cirurgias que o transformaram no comerciante Carlos, personagem que permitiu seu retorno clandestino ao Brasil no início dos anos 70.

O fato é que ele eliminou rugas e bolsas sob os olhos, fez peeling, lipo e, dizem, implante capilar. As longas e brancas madeixas do ex-ministro, ao estilo Chanel, são motivo de piadas dos amigos.

Além das mudanças físicas, Dirceu tem freqüentado salões de beleza sofisticados e modernizou o guarda-roupa. O uniforme terno e gravata foi substituído por óculos escuros, jeans, camisas pólo e jaquetas de couro sofisticadas.

¿ Ele só usa Giorgio Armani, Dolce & Gabana, Versace ¿ entregou um amigo.

Quando não está almoçando com o bilionário mexicano Carlos Slim Elu ¿ dono da terceira fortuna do planeta ¿ em viagens pelo exterior, Dirceu se diverte convidando amigos para jantares regados a bons vinhos. Nessas reuniões sociais, distribui a seus convidados certezas absolutas sobre temas díspares como economia, política, negócios, cinema e literatura ¿ dois de seus passatempos prediletos. Fala com intimidade de Slim, Fidel Castro e Hugo Chávez. Entre as novas manias estão os jatos particulares.

¿ Ele aboliu os vôos comerciais. Se acostumou com as regalias do poder ¿ disse um amigo.