Título: Preocupação permanente para Lula
Autor: Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 03/12/2006, O País, p. 8

BRASÍLIA. A nem tão discreta movimentação do ex-chefe da Casa Civil José Dirceu pelo mundo dos negócios passou a ser motivo de preocupação permanente para o presidente Lula. As notícias de que Dirceu estaria usando seu prestígio e contatos no governo para iniciar a nova carreira de consultor deixaram o presidente Lula contrariado e apreensivo com os possíveis reflexos dos frutos dessa ação em seu próximo governo.

Por recomendação de assessores próximos, Lula se afastou de seu ex-ministro. Intrigado com as andanças de Dirceu, perguntou a um petista próximo se ele estaria fazendo lobby, de fato. Outra frente de atuação de Dirceu que tem deixado o presidente contrariado é sua movimentação política no PT.

Há um mês Dirceu trabalha ativamente pela candidatura do líder do governo, Arlindo Chinaglia, para a presidência da Câmara, contra o desejo de Lula, que prefere a reeleição de Aldo Rebelo. Lula já identificou que Dirceu continua com grande influência no partido. O ex-ministro sabe que, para se manter influente no governo, precisa continuar com força no PT.

¿ O Dirceu continua com grande influência no partido e mantém amigos no governo ¿ diz o deputado federal José Mentor (PT-SP), do grupo de amigos do ex-ministro.

Ao perceber a estratégia do antigo colaborador, o presidente Lula decidiu não trombar com Dirceu, preferindo, por enquanto, apenas se afastar. O incômodo de Lula não é por acaso. O presidente confidenciou a assessores que as movimentações de Dirceu podem trazer grandes problemas para o governo. Principalmente, diz, porque são negócios que o ex-ministro faz questão de não esclarecer.

Apesar de ter deixado há 18 meses o governo, Dirceu continua com muitos amigos no Executivo. No núcleo do Planalto, ainda mantém trânsito com o assessor especial de Lula, Swedenberger Barbosa, que foi seu secretário-executivo. Também tem acesso ao ministro Luiz Dulci, que foi secretário-geral do PT na sua gestão. Os ministros Luiz Marinho (Trabalho) e Patrus Ananias (Desenvolvimento Social) são petistas que são próximos de Dirceu. A executiva nacional do PT também é área de influência do ex-ministro, a começar pelo tesoureiro do partido, Paulo Ferreira.

Atualmente, além das atividades políticas e de consultoria, Dirceu tenta ser absolvido no Supremo Tribunal Federal da acusação, feita pela Procuradoria Geral da República, de ¿chefiar a organização criminosa¿ no escândalo do mensalão. E alimenta a esperança de retomar seus direitos políticos com um projeto de anistia, que revogaria sua cassação. (Gerson Camarotti)