Título: Gasto médio com celular é de R$75 por mês. Pré-pago tem a preferência
Autor: Bruno Rosa
Fonte: O Globo, 03/12/2006, Economia, p. 39

Modelos com visor maior e teclas grandes estão entre os mais procurados

Varejo, operadoras e fabricantes de celulares estão cada vez mais interessados em disputar a atenção dos idosos. O desenvolvimento de aparelhos específicos e a criação de promoções visam a engrossar ainda mais os bons números entre o público. De acordo com a TNSInterScience, cerca de 70% das pessoas da terceira idade falam ao celular por meio do sistema pré-pago (cartão). O índice é menor que a média geral do mercado, hoje em 80%, segundo a Anatel. O gasto médio, na faixa de R$75, é maior que os R$55 do mercado, de acordo com os balanços das operadoras.

¿ Os idosos representam, sem dúvida, um nicho rentável. Os altos gastos ainda são decorrentes dos planos antigos de conta dos celulares. Porém, as companhias ainda não descobriram o potencial de crescimento do mercado. A pesquisa mostrou que 60% dos idosos acreditam ser necessário maior investimento das empresas em desenvolver modelos para terceira idade ¿ diz Renato Trindade, diretor de tecnologia da TNSInterScience.

54% dos idosos querem celulares mais simples

Do lado dos fabricantes, os investimentos já começaram. A Samsung, por exemplo, lançou, no início deste ano, na Coréia, o elder phone (ou telefone para os mais velhos). Trata-se de um modelo com visor maior que o convencional, teclas grandes e regulagem de som.

¿ Vamos lançar também o modelo nos Estados Unidos. Ainda não lançamos no Brasil porque o produto ficaria caro, em torno de R$1,5 mil. Mas é uma questão de tempo. Estamos trabalhando no desenvolvimento de novos aparelhos voltados apenas para esse público. A terceira idade tem poder aquisitivo alto ¿ diz André Vargas, diretor da Samsung.

Hoje, todos os lançamentos da companhia já contam com alguns recursos como acústica regulável e visor maior. A mesma estratégia é utilizada pela BenQSiemens e pela Motorola. Segundo Gustavo Wrobel, diretor de comunicação para a América Latina da empresa americana, todos os 50 novos celulares contam com interfaces amigáveis.

¿ A terceira idade já tem domínio do telefone celular. A Motorola vai buscar esse mercado, com celulares fáceis de usar e que atendam a todos os tipos de consumidores, dos mais simples aos mais exigentes ¿ completa Wrobel.

Apesar do investimento dos fabricantes, o aposentado Antônio do Couto Gonçalves, de 79 anos, ainda não se acostumou ao funcionamento do celular.

¿ Apesar de saber apenas o básico, estou gostando do celular. Minha filha sempre me ensina alguma coisa. Quando não sei, pergunto ¿ diz.

Cristiane Ferreira, gerente da loja Ponto Certo, agente autorizado da Claro, no NorteShopping, revela que os idosos, responsáveis por 30% do público, sempre optam pelos aparelhos mais simples. A procura confirma a pesquisa: entre os mais velhos, 54% gostariam que os celulares fossem básicos. Outros 46% preferem um visor maior.

¿ Eles compram cada vez mais. Por isso, oferecemos diversas opções de produtos e preços bem acessíveis ¿ diz José Herzog, diretor da Sendas, que também vende celular.