Título: Plugado na terceira idade
Autor: Bruno Rosa
Fonte: O Globo, 03/12/2006, Economia, p. 39

Com crédito farto no país, 40% dos mais idosos já têm celular e computador

Aterceira idade mostra que a tecnologia não é mais exclusividade dos jovens. O crédito farto na economia e a queda nos preços de celulares e computadores nos últimos anos estão impulsionando as vendas dos produtos eletroeletrônicos entre as pessoas acima de 56 anos. Sem medo de encarar a modernidade, cerca de 40% dos mais idosos no país já têm um aparelho móvel. E o número dos que possuem computador e navegam na internet em banda larga chega a 41%. É o que revela pesquisa inédita feita pela consultoria TNSInterScience.

O levantamento mostra o potencial de consumo entre as pessoas mais velhas. Quase metade dos idosos que ainda não têm celular e computadores pretende aderir às tecnologias nos próximos meses. O interesse é visível nos itens que compõem o índice de inflação entre os idosos (IPC3i, da Fundação Getulio Vargas). No orçamento desses consumidores, o peso do celular passou de 0,20%, em 2004, para 0,68%, este ano. No mesmo período, gastos com computador subiram de 0,09% para 0,71%.

Operadoras de telefonia móvel e grandes redes varejistas confirmam a importância do público da terceira idade nas vendas. Em alguns casos, o grupo já é responsável por 25% dos negócios. Com isso, fabricantes de celulares investem em modelos mais simples, e escolas de informática criam turmas especiais para essa faixa da população. Só a SOS Computadores, a maior rede do país, registra alta de 100% na inscrição de idosos neste ano em relação ao ano passado.

¿ A tecnologia é altamente desejada entre os idosos. Nos próximos cinco anos, 80% dos idosos terão celular e computador. O barateamento dos aparelhos está impulsionando a compra dos produtos ¿ aponta Renato Trindade, diretor de tecnologia da TNSInterScience.

Preço do celular caiu 80% desde 2001

Skype, banda larga e GSM são palavras comuns na rotina da aposentada Margot Bohrer. Depois que comprou um computador, ela trocou a televisão pela internet. Fica horas por dia conectada à rede conversando com a filha, que mora nos Estados Unidos. O marido, Sebastião de Azevedo, acompanha sempre que pode:

¿ Faço pesquisas na internet e vejo as novidades das lojas. Na rede, utilizo Skype para economizar na conta do telefone. O celular sempre me acompanha. Tenho um GSM. Essas tecnologias são fundamentais nos dias atuais. Sou uma pessoa muito mais realizada agora. O melhor é que estou aprendendo tudo sozinha. Quero usar cada vez mais ¿ diz Margot.

O interesse dos mais velhos encontra eco nos preços menores. O valor dos celulares teve queda de 80% nos últimos cinco anos, diz Gilson Rondinelli Filho, da GRF Telecom. Para ele, os consumidores com mais de 60 anos são donos de 5% dos 96,6 milhões de aparelhos móveis no país. Redes varejistas apontam recuo de 40% nos preços de computadores no período.

¿ O consumo ainda foi estimulado pela alta no volume de crédito para pessoa física, que passou de R$68 bilhões para R$86 bilhões nos dois últimos anos. Além do parcelamento mais esticado no varejo, houve contribuição do crédito consignado, que subiu de R$30,5 bilhões, em outubro de 2005, para R$45,7 bilhões em outubro deste ano ¿ diz João Carlos Gomes, economista da Fecomércio-RJ.

Para o economista da Fundação Getulio Vargas André Braz, os produtos tecnológicos devem ganhar importância dentro do orçamento dos idosos nos próximos anos.

¿ O crédito aproxima terceira idade e tecnologia. É claro que a maior parte do orçamento está comprometido com gastos de saúde. Porém, a tendência de despesas com celulares e computadores é crescente ¿ diz Braz.

Prova disso é a maior expectativa de vida do brasileiro que, segundo o IBGE, passou de 71,7 anos, em 2004, para 72 anos, em 2005. Com mais tempo de vida, mais gastos. Com 76 anos, Wilma Garcia Cruz, acorda cedo três vezes na semana para assistir às aulas de informática:

¿ Queria entrar na internet e mandar mensagens pelo celular para os netos. Encaro os novos tempos sem medo. Vale a pena investir no conhecimento. É só programar o orçamento.

Assim como Wilma, outros 2.500 idosos se inscreveram nos cursos da SOS Computadores. Segundo Palmiro Filippini, diretor-executivo da empresa, a procura motivou a companhia a criar ações de marketing em bairros com grande concentração de idosos como Copacabana, no Rio, e Moema, em São Paulo.

¿ Eles querem aprender porque sabem que vão viver cada vez mais. Sabemos das dificuldades no processo de aprendizagem. Por isso, estamos criando turmas especiais.

O comércio investe em facilidades. A Info Eletroshop, no West Shopping, em Campo Grande, parcela em até 36 meses para aposentados que compram com desconto em folha. Na Star Computer, do Rio Sul, o público idoso representa 25% das vendas, que aumentam a cada mês.

GASTO MAIOR DE IDOSOS ATRAI FABRICANTES E COMÉRCIO, na página 40