Título: Mais investimentos para o setor de navegação
Autor: Henrique Gomes Batista
Fonte: O Globo, 03/12/2006, Economia, p. 50

Pelo menos R$8,7 bilhões vão para construção de embarcações e estaleiros, a maior parte no Estado do Rio

BRASÍLIA. O transporte de cargas por mar e rios no Brasil pode viver uma grande transformação: o governo federal espera investir R$16,2 bilhões no setor nos próximos quatro anos. Para a construção de embarcações e estaleiros estão previstos R$8,7 bilhões ¿ grande parte disso para o Estado do Rio, que deverá construir 97 dos 232 navios planejados.

Para ajudar a navegação de cabotagem, serão destinados R$2,5 bilhões para manutenção dos portos: R$1,4 bilhão para dragagem, R$350 milhões para acesso ferroviário e rodoviário e R$700 milhões para a ampliação da capacidade. Outros R$5 bilhões serão destinados à construção de novas instalações portuárias. As prioridades são Santarém e Esparte (Pará), Vitória (ES) e Santos (SP).

Mesmo assim, o setor ainda desconfia desta prioridade do governo, lembrando o descaso com que o transporte marítimo e fluvial no país foi tratado nos últimos 20 anos.

Se tudo o que o governo planeja sair do papel, a economia do país sentirá os impactos positivos. A estimativa é que US$3 bilhões a US$4 bilhões anuais sejam economizados apenas com o pagamento de fretamento de navios.

¿ É mais barato uma empresa do Sul exportar trigo para fora do Brasil do que vendê-lo para o Nordeste devido aos custos de cabotagem (sistema de transporte fluvial ou marítimo entre portos do mesmo país) ¿ disse Luiz Antônio Pagot, secretário-chefe da Casa Civil do governo de Mato Grosso.

Além do mercado que se abriria, a economia com uso de barcos e navios (e não caminhões) é grande: R$2,4 bilhões ao ano, segundo o Ministério do Transportes, só com carga agrícola entre Santos e Rio.

¿ Há uma queixa generalizada sobre a cabotagem e queremos resolver isso ¿ afirmou a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

¿ Atualmente, fretamos cerca de 130 navios estrangeiros, que consomem de US$6 bilhões a US$8 bilhões ao ano. Esperamos que consigamos expandir a cabotagem e reduzir a locação de embarcações, ao menos, em 50%, com a construção de novos navios ¿ disse Luiz César Brandão, secretário interino de Fomento para Ações de Transporte do Ministério dos Transportes.