Título: Petrobras pode voltar a investir na Bolívia
Autor:
Fonte: O Globo, 05/12/2006, Economia, p. 22

Ministro diz que há mais segurança

O ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, afirmou ontem, sete meses após a nacionalização do setor de petróleo e gás na Bolívia, que a Petrobras poderá voltar a estudar novos investimentos no país vizinho. Segundo ele, a mudança de planos tornou-se possível uma vez que os contratos entre petrolíferas estrangeiras e o governo boliviano estão, agora, garantidos pelo Congresso daquele país.

¿ Do jeito que foram negociados, a Petrobras acha que são bons contratos e que dá, sim, para prosseguir. E, eventualmente, até estudar novos investimentos.

No último domingo, o presidente da Bolívia, Evo Morales, consolidou a nacionalização dos hidrocarbonetos que anunciara em maio, ao sancionar uma lei que inclui a renegociação de 44 contratos com 12 petrolíferas estrangeiras, entre elas a Petrobras.

¿ Foi um avanço extremamente positivo. Dá uma segurança constitucional (aos contratos). Foi um final feliz. Não foi nenhum final de Gata Borralheira, mas foi um final possível dentro das dificuldades que os dois países tinham ¿ afirmou o ministro.

A Bolívia anunciou que vai organizar uma reunião entre Morales e os executivos das dez multinacionais do petróleo que operam no país. A reunião, que deve ocorrer entre 20 e 23 de dezembro, coincidirá com a entrada em vigor dos novos contratos, acertados no fim de outubro e transformados em lei no domingo. (Mirelle de França)