Título: Depois do meio ambiente, crítica ao judiciário
Autor: Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 06/12/2006, O País, p. 8

Lula: Precisamos destravar o país

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a cobrar mudanças de procedimento para destravar o país e permitir o crescimento econômico. Depois de criticar o setor de meio ambiente ¿ que estaria dificultando a liberação de obras de infra-estrutura ¿, Lula ontem atacou a demora do Judiciário e o apego à lei, que prejudicariam a execução de programas. Lula reclamou ainda das dificuldades para cobrar de devedores do governo, por protelações judiciais.

¿ Quando me queixo de que precisamos destravar o país é porque tem um bloqueio secular nas mais diferentes áreas ¿ disse Lula.

O presidente disse que o pacote para destravar a economia não trata apenas de mudanças na legislação ambiental, mas não quis comentar se há divergências envolvendo a ministra Marina Silva. Para Lula, o desafio é encontrar formas de agilizar a liberação de projetos:

¿ Não se trata de mudar a legislação ambiental. Para destravar este país precisamos ver desde a burocracia interna do governo até o papel de cada instituição que tem a ver com os projetos de desenvolvimento. Quando o governo decide fazer uma estrada, não é apenas o governo que interfere nessa estrada, tem 500 coisas que interferem. Precisamos encontrar um mecanismo para definir os principais projetos, dos quais o país não pode prescindir, e em torno deles construir a possibilidade de fazer com que possam ser liberados para a gente construir.

Sobre a situação de Marina e a composição do Ministério para o segundo governo, brincou:

¿ Acabei de ganhar as eleições. Ainda deveria estar festejando. É como se o São Paulo tivesse que substituir todos os seus jogadores, sendo que acabou de ser campeão brasileiro. Não tenho compromisso de dar posse a ministro dia 1º de janeiro.

Ontem, o governo anunciou uma força-tarefa para tentar agilizar a análise dos registros de agrotóxicos pendentes há mais de quatro anos. Cerca de 350 pedidos se acumulam em três ministérios, da Saúde, do Meio Ambiente e da Agricultura.