Título: José Alencar defende a permanência de Marina
Autor: Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 06/12/2006, O País, p. 8

Vice-presidente sai em defesa de ministra, mas ressalta a necessidade de superar `entraves¿

BRASÍLIA. O vice-presidente da República, José Alencar, defendeu ontem a atuação da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, numa declaração de apoio à sua permanência no cargo. Alencar disse que sempre esteve ¿ao lado da ministra¿, numa referência a outras discussões internas do governo, como na briga em torno da liberação ou não da comercialização de soja transgênica no país. O vice-presidente reconheceu que há entraves na legislação ambiental que precisam ser resolvidos, ressaltando que isso deve ocorrer dentro da lei, com respeito ao meio ambiente. Para Alencar, é preciso haver, ao mesmo tempo, crescimento econômico e respeito ao meio ambiente.

¿ Tenho por ela a maior admiração. Ela foi minha colega no Senado, e conheço os propósitos dela. Ela tem procurado estruturar, como não estava antes, o Ministério do Meio Ambiente. É uma grande brasileira e tem condições excepcionais de ajudar o Brasil na preservação do meio ambiente, sem prejuízo para o crescimento ¿ disse Alencar, ressaltando: ¿ Sempre fui ao lado dela por razões óbvias.

Alencar tentou se equilibrar entre a defesa da colega e o discurso pelo desenvolvimento:

¿ É claro que há determinados entraves que precisam ser resolvidos, mas dentro da lei. É aquela história: temos que respeitar o meio ambiente.

Vice evitou tomar partido entre Marina e Dilma

Ontem, Alencar não quis interferir diretamente na disputa entre Marina, que resiste às mudanças na legislação, e o grupo liderado pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, que elabora as mudanças na lei ambiental, com o sinal verde do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Perguntado sobre a informação de que Dilma queria o afastamento de Marina, Alencar recuou e foi enfático:

¿ Essa não é questão minha. Estou falando como cidadão (sobre Marina).