Título: Jobim admite que vai tentar presidir o PMDB
Autor:
Fonte: O Globo, 06/12/2006, O País, p. 12

Sou candidato à presidência. Conversei com o Temer e as coisas estão indo bem¿, afirma

BRASÍLIA. O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Nelson Jobim confirmou ontem que está no páreo para a presidência do PMDB. O sucessor do deputado Michel Temer (SP) no cargo deverá ser escolhido em março do ano que vem, quando termina o atual mandato. Ao fim de uma cerimônia no Palácio do Planalto, Jobim disse ontem que tem debatido o assunto com correligionários ¿ e especialmente com o próprio Temer.

¿ Sou candidato à presidência. Conversei com o Temer e as coisas estão indo bem, mas não podemos atropelar isso. Isso tem que se resolver no ano que vem. Vamos deixar que as coisas ocorram normalmente ¿ afirmou.

A vitória de Jobim na disputa interna do PMDB representaria um ganho para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que vê no ex-ministro a possibilidade de um diálogo mais amplo com a legenda. Entretanto, a candidatura não é vista com bons olhos no partido.

Jobim foi ministro da Justiça de 1995 a 1997, no governo de Fernando Henrique. Saiu para assumir uma cadeira no STF. Aposentou-se ano passado, no auge do processo eleitoral. Desde então, foi aventado para o Ministério da Justiça no segundo mandato de Lula. Essa possibilidade não é mais cogitada.

Decisões chamadas de governistas

Durante o tempo em que ocupou uma das onze cadeiras do STF, as decisões de Jobim foram classificadas de governistas pela oposição ¿ tanto na gestão de Fernando Henrique, quanto na de Lula. Como presidente do STF, entre 2003 e 2006, estreitou o diálogo do Judiciário com o Planalto e o Congresso.