Título: EUA querem a libertação dos pilotos
Autor: Carvalho, Jaílton de
Fonte: O Globo, 06/12/2006, O País, p. 13

WASHINGTON. Estão aumentando as pressões americanas para a liberação dos dois pilotos do jato Legacy que colidiu com o Boeing da Gol, no fim de setembro. Por um lado, grupos privados do setor têm criticado publicamente o andamento das investigações. Por outro, parlamentares dos Estados Unidos estão exigindo que o governo americano tome providências mais enérgicas. Joseph Lepore e Jan Paladino, da ExcelAire, proprietária do jatinho, tiveram os seus passaportes confiscados pela Polícia Federal.

¿ Eu gostaria que o nosso Departamento de Estado fosse mais agressivo nesse caso. Pode ser que estejam fazendo algo por trás das cortinas, mas eu não confio muito nisso ¿ disse o deputado Peter King, de Nova York, depois de anunciar que enviou carta à secretária de Estado, Condoleeza Rice, alertando que os funcionários do governo ¿não têm dado atenção suficiente ao caso¿.

Por sua vez, o presidente da Flight Safety Foundation (Fundação de Segurança de Vôo), Bill Voss, disse que as investigações sobre os procedimentos dos pilotos têm sido marcadas por informações equivocadas e conflitos de interesse.

Ellen Lepore, esposa de um dos pilotos, quebrou a lei do silêncio que havia imposta a si mesma:

¿ Eu e Joe estamos realmente muito preocupados de que ele poderá ainda estar no Brasil quando nossa filha, Nicole, completar três anos de idade daqui a duas semanas ¿ disse ela, acrescentando que a detenção dos dois pilotos está tendo um peso grande sobre as nossas famílias.