Título: Justiça manda Vale voltar a dar dinheiro a índios
Autor:
Fonte: O Globo, 06/12/2006, O País, p. 13

Empresa diz que vai recorrer, contesta repasse e também critica política da Funai

BRASÍLIA . O juiz federal Carlos Henrique Haddad, de Marabá (PA), concedeu liminar na última segunda-feira obrigando a companhia Vale do Rio Doce a voltar a fazer um repasse mensal de R$569.915,89 aos índios Xikrin. O dinheiro terá que ser depositados na conta bancária das associações indígenas até o dia 10 de cada mês, a partir de dezembro.

A ação contra a Vale foi impetrada pelo Ministério Público Federal e pela Funai. A Vale vinha argumentando que o repasse de recursos aos índios era apenas uma obrigação moral. A suspensão do pagamento ocorreu após a invasão das instalações da mineradora no Pará pelos índios, em outubro.

Pedro Bentes, advogado da empresa, disse ontem que a Vale recorrerá ainda esta semana ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília, contra a decisão do juiz de Marabá. O advogado argumentou que a decisão é equivocada, e que a Vale sempre repassou o dinheiro de forma voluntária, sem obrigatoriedade. O presidente da Vale, Roger Agnelli, questionou os repasses para ONGs:

¿ Se você dá o dinheiro para o índio, vem uma ONG e diz que o índio está morrendo de enfarte porque, com o dinheiro que você dá para ele, está comprando batata frita e o colesterol está subindo. Então, não posso dar o dinheiro para o índio. Muito bem. Então, para quem eu dou o dinheiro? A responsabilidade é da Funai. Cadê a política da Funai? O que nós da Vale do Rio Doce estamos aguardando é qual é a política da Funai, o que eles vão fazer.