Título: Vendas na indústria crescem 1,69%, diz CNI
Autor: Rodrigues, Luciana e Ordoñez, Ramona
Fonte: O Globo, 06/12/2006, Economia, p. 31

BRASÍLIA. O aumento das vendas industriais e o crescimento das horas trabalhadas em outubro comprovam o aquecimento da produção no quarto trimestre, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O faturamento do setor subiu 1,69% na comparação com setembro, e, de janeiro a outubro, as vendas acumularam alta de 1,43% em relação ao mesmo período do ano passado. Já as horas trabalhadas tiveram um acréscimo de 1,23% frente a setembro. As taxas foram ainda maiores se comparadas a outubro de 2005. O tempo trabalhado na produção subiu 6,02%, e as vendas industriais, 10,74% ¿ as maiores taxas registradas em 2006.

¿ As vendas e a produção industrial sinalizam que as encomendas que vieram do varejo foram boas, e é o que se espera para o varejo no fim do ano. Também devemos ter um quarto trimestre melhor que os outros trimestres do ano ¿ disse Paulo Moll, economista da CNI.

De acordo com a pesquisa Indicadores Industriais, da CNI, esse desempenho tem sido incentivado pelo crescimento da renda familiar e a expansão do crédito. Para os economistas da entidade, está cada vez mais clara a intensificação da atividade econômica.

Ainda pelo levantamento da CNI, o emprego na indústria cresceu 0,53% em relação a setembro. O indicador acumula 1,88% no ano, em relação a igual período de 2005. Já a utilização da capacidade instalada recuou de 82,2% em setembro para 81,8% em outubro. No acumulado do ano, houve um aumento de apenas 0,6%. (Eliane Oliveira)