Título: PSDB apóia Agripino no Senado
Autor:
Fonte: O Globo, 07/12/2006, O País, p. 12

BRASÍLIA. O presidente do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), anunciou ontem o apoio oficial do partido à candidatura do senador Agripino Maia (PFL-RN) à presidência do Senado. Em almoço no gabinete de Tasso, o candidato do PFL convenceu a bancada tucana de que tem chances de vitória.

Na melhor das hipóteses, Agripino poderá contar com o apoio dos 17 senadores pefelistas, de 12 dos 13 tucanos ¿ já que João Tenório (AL), suplente do governador eleito Teotônio Vilela, foi liberado para apoiar a reeleição do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) ¿ um do PPS e de seis dissidentes do PMDB, o que totalizaria 37 votos, quatro a menos do que o necessário. Nesse grupo, no entanto, é possível que ocorram traições, já que muitos oposicionistas temem a perspectiva de perder espaço na Mesa do Senado.

Agripino, no entanto, disse estar otimista e aposta no racha em outros partidos da base, além do PMDB, como o PDT. No entanto, o líder da bancada no Senado, Osmar Dias (PR), admite que a tendência do partido é apoiar Renan.

¿ Hoje, parece bastante viável a perspectiva de vitória da oposição. Se for uma aventura, não vale a pena a disputa numa Casa que tem a tradição do consenso ¿ disse Tasso.

Renan, por sua vez, garantiu que continuará trabalhando pelo consenso:

¿ Tenho feito tudo para não termos disputa.