Título: Cai número de alunos que concluem ensino básico
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 07/12/2006, O País, p. 15

Problema é causado pelo aumento das taxas de evasão e repetência escolar; estudo deve orientar política educacional

BRASÍLIA. O aumento das taxas de evasão e repetência indicam que menos estudantes devem concluir o ensino fundamental e o médio ¿ a educação básica. É o que mostra relatório do Observatório da Eqüidade, divulgado anteontem pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), órgão vinculado à Presidência da República. De cada cem alunos que ingressavam na 1ª série em 1997, a expectativa era de que 65,8 terminassem a 8ª série. Em 2004, essa taxa caiu para 53,5.

O relatório do CDES será encaminhado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para orientar a política educacional no segundo mandato. A taxa de expectativa de conclusão do ensino fundamental retrata também desigualdades regionais. No Nordeste, apenas 38,2% dos estudantes de 1ª série em 2004 deveriam completar a 8ª, segundo a estimativa do Observatório da Eqüidade, enquanto no Sudeste essa taxa era de 69,3%.

¿ A tendência é menos gente se formar ¿ diz o consultor da Fundação Cesgranrio e especialista em indicadores educacionais, Ruben Klein.

Índice indica tendência do sistema educacional do país

Ele explica que a expectativa de conclusão de curso é um cálculo matemático que não tem a precisão de um relógio suíço, mas indica a tendência do sistema de ensino do país. No caso do Brasil, a taxa de evasão no ensino fundamental era de 3,9% em 1997, e subiu para 6,9% em 2004. Já a taxa de repetência caiu de 23,4%, em 1997, para 21,1%, em 2004, revertendo a queda observada até 2003. Ainda assim, a taxa de repetência é considerada alta. Pior: com pequenas flutuações, mantém-se estável nesse patamar há uma década.

No ensino médio, a expectativa de conclusão era de 78,5%, em 1997, e caiu para 68,5%, em 2004. A situação é mais grave porque menos da metade dos jovens de 15 a 17 anos chega ao ensino médio. Segundo o Observatório da Eqüidade, apenas 45,3% dos jovens nessa faixa etária estavam matriculados no nível médio.

Estudo enfoca disparidades regionais na educação

Klein cita dados do Censo Escolar para mostrar que vem caindo o número de alunos que concluem o ensino fundamental. Em 2002, segundo ele, 2.829.595 estudantes terminaram a 8ª série. Em 2003, esse número ficou em 2.723.900, havendo nova redução em 2004, quando 2.510.102 chegaram ao fim do ensino fundamental, etapa definida como obrigatória pela Constituição.

O relatório divulgado pelo CDES foi elaborado por técnicos do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), do IBGE, do Dieese, do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério do Trabalho. As tabelas sobre expectativa média de conclusão do ensino fundamental e do ensino médio foram preparadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao MEC.

O estudo tem como foco as disparidades regionais na área de educação. A redução do número de alunos que concluem a educação básica tem reflexo no número de estudantes que ingressam na universidade e na educação profissionalizante.

Ontem, reportagem do GLOBO mostrou que o relatório também revela desigualdades entre os estudantes da cidades e da zona rural. O estudo diz que, enquanto a população acima de 15 anos tem, em média, sete anos de estudo, os moradores das áreas rurais passam apenas 4,2 anos na escola. Os nordestinos passam 5,6 anos, os negros, 6 anos; e os 20% mais pobres, em média 4,8 anos.