Título: Cabral se queixa de Rosinha até em São Paulo
Autor: Rocha, Carla , Vasconcellos, Fábio e Ernesto, Luiz
Fonte: O Globo, 07/12/2006, Rio, p. 17

Governador diz que medidas comprometem receita dos próximos anos e contrariam Lei de Responsabilidade Fiscal

Em rápida passagem por São Paulo ontem à tarde, onde se encontrou com o governador eleito, José Serra (PSDB), o governador eleito do Rio, Sérgio Cabral Filho (PMDB), voltou a reclamar da governadora Rosinha Garotinho. Ele disse que as medidas recentes tomadas pelo governo de Rosinha vão comprometer receitas dos próximos anos e contrariar a Lei de Responsabilidade Fiscal. Pela manhã, em entrevista no Rio, ele também queixou-se e lembrou que, em outras transições, houve um clima de colaboração entre sucessores de cargos executivos, mesmo quando se tratava de adversários políticos:

¿ Em 2002, Benedita da Silva era governadora e já tinha perdido a eleição. E não vetou o projeto que criava o Fundo de Combate à Pobreza (entrou em vigor em 2003, já no governo Rosinha). O ex-prefeito Saturnino Braga, a pedido do sucessor Marcello Alencar, enviou à Câmara de Vereadores projeto mudando a lei do IPTU (1988).

Sem citar o nome do ex-governador Anthony Garotinho, Cabral lembrou que, quando era presidente da Alerj, também atendeu ao pedido, feito em 1998, de retirar a Cedae da lista de empresas que poderiam ser privatizadas. Em mais um sinal de que o relacionamento com Rosinha azedou de vez, Cabral afirmou, após as críticas feitas na Fundação Getúlio Vargas, que não conversa com a governadora há semanas. Sem citar o nome da governadora, deu como exemplo de transição bem feita a da União:

¿ O governo brasileiro, com os presidentes Fernando Henrique e Lula, já deu um bom exemplo de uma transição onde tudo se passou de maneira tranqüila ¿ disse.

O governador eleito também falou sobre a convocação de aprovados em concurso da Cedae realizado em 2002:

¿ Se isso for verdade, é um fato muito grave. Não é possível que faltando 20 dias para acabar o governo uma companhia com enormes dificuldades, como a Cedae, com enorme endividamento, tenha convocado 500 concursados de 2002.

Ele espera que a Assembléia ou a própria Rosinha reveja a medida:

¿ Espero que isso seja revisto pela governadora e pelo presidente da Alerj. Não sou governador ainda, mas não é possível. É um concurso de 2002.

A decisão da governadora de não reajustar o IPVA 2007 foi também criticada pelo governador eleito. Segundo ele, o estado deixará de arrecadar R$100 milhões com a publicação da nova tabela do IPVA sem os índices de correção da Fipe. Na conversa com Serra, o governador eleito tratou de futuras ações conjuntas nas áreas de segurança pública e tributária.

¿ Trocamos figurinhas a respeito do que cada um está fazendo, das nomeações, relações com a Assembléia, e temos um firme propósito de cooperação nas áreas de segurança, fazendária, de tributação. Há muita coisa que pode ser feita conjuntamente ¿ disse Serra.

Segundo Cabral, os efeitos das políticas de integração na área da segurança poderão ser percebidos pela população já no início do ano. Secretários de Segurança de São Paulo e Rio deverão se reunir em janeiro para definir estratégias conjuntas no combate ao tráfico de armas e drogas.