Título: Congresso cobra ação do governo e demissão do ministro da Defesa
Autor: Camarotti, Gerson e Alvarez, Regina
Fonte: O Globo, 07/12/2006, Economia, p. 35

Senado e Câmara apresentam pedido de comissão de inquérito sobre crise

BRASÍLIA. O agravamento da crise aérea gerou ontem uma onda de protestos no Legislativo e cobranças pela demissão do ministro da Defesa, Waldir Pires. Para o presidente nacional do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), o caos nos aeroportos já teria derrubado, em qualquer outro país, o ministro responsável pela área, assim como os dirigentes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Infraero. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi cobrado para dar explicações à sociedade e assumir o comando de uma força-tarefa para solucionar o problema.

¿ As entrevistas do ministro da Defesa têm sido patéticas e demonstram seu total desconhecimento do assunto ¿ disse Tasso. ¿ Senhor presidente da República, respeite os 58 milhões de votos que recebeu. Demita quem tem de ser demitido e coloque no lugar alguém que entenda do assunto.

Logo em seguida, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), submeteu à votação requerimento do senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) que cria uma comissão parlamentar para acompanhar a crise aérea junto ao Ministério da Defesa e ao Comando da Aeronáutica. O presidente da Câmara, Aldo Rebelo, também vai requisitar a formação de uma comissão.

Delcídio pede que Lula ponha `dedo na ferida¿

Por quase duas horas, os senadores se revezaram no plenário para protestar contra a ineficiência do governo para conter o caos nos aeroportos. Para o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), está na hora de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva dar uma satisfação à população. Ele também defendeu o afastamento do titular da Defesa:

¿ Não consigo mais ver Waldir Pires como ministro.

Outra vítima da crise aérea foi o senador Delcídio Amaral (PT-MS), que enfrentou um atraso de 12 horas para voar até Brasília e participar de reunião de bancada. Três de seus colegas não chegaram a tempo.

¿ Ou o presidente bota o dedo na ferida ou vamos ter sérias conseqüências. Quem cuida de nomeação de ministro é o presidente ¿ criticou.

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-PA), e o senador Siba Machado (PT-AC) ligaram para a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, para informá-la das cobranças no Congresso. Jucá contou que o Executivo deverá anunciar, nas próximas horas, um conjunto de medidas.

Na Câmara, o debate sobre o apagão aéreo acabou em bate-boca entre os deputados Alberto Fraga (PMDB-DF) e Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP). Fraga acusou o ministro da Defesa de se recusar a receber as reivindicações dos controladores de vôo militares. Mas Faria de Sá, irritado pela espera de nove horas na véspera, acusou os ¿descontroladores¿ de sabotagem e disse que eles não conseguiriam o apoio da Câmara com seu comportamento.